Cegonha de laborat?rio
Reprodu??o humana assistida ?
alternativa para casos de infertilidade

Deborah Moratori
19/03/03

Insemina??o artificial, beb? de proveta, fertiliza??o in vitro... Casais que sonham com o t?o esperado beb?, mas apresentam dificuldade para engravidar j? podem recorrer ? tecnologia em Juiz de Fora.

O primeiro beb? de proveta, nascido na Inglaterra em 1978, abriu as portas para que casais com possibilidades nulas de engravidar pudessem ter a chance de ter seus pr?prios filhos. De l? para c?, os procedimentos foram aperfei?oados, outras t?cnicas surgiram, tornando os processos de concep??o assistida cada vez mais eficientes.

Em Juiz de Fora, no Hospital Monte Sinai est? a ?nica cl?nica de reprodu??o assistida da regi?o. A equipe m?dica composta pelos ginecologistas Fernanda Polisseni Souza, Jo?o Pedro Junqueira, Jos?lio Vitoi Rosa, Leonardo Meyer de Moraes, Ricardo Mello Marinho e Romualdo Lima e pelo urologista Newton Ferreira de Oliveira ? respons?vel pela Cl?nica Pr?-Criar que funciona no hospital.

O ginecologista da equipe m?dica da cl?nica, Jos?lio Vitoi Rosa, ressalta que a procura pelas t?cnicas de reprodu??o assistida est? sendo muito boa, "at? acima do esperado", diz. "Al?m de Juiz de Fora e regi?o, casais do Rio de Janeiro, por exemplo, est?o procurando a cl?nica. J? aconteceram mais de mil consultas".

O laborat?rio de reprodu??o humana localizado nas depend?ncias do hospital foi criado dentro das mais r?gidas normas de funcionamento possui aparelhos sofisticados aptos a realizar t?cnicas avan?adas de fertiliza??o. Respons?vel por 50 fertiliza?es e pelo nascimento de sete crian?as - com mais 20 para nascer ainda este ano - nos meses de fevereiro e mar?o, a equipe m?dica da Cl?nica Pr?-Criar assistiu, respectivamente, ao nascimento dos primeiros g?meos e trig?meos da regi?o*.

Quatro procedimentos de concep??o assistida s?o realizadas na Cl?nica Pr?-Criar, esclarece o m?dico. "Cada um ? indicado para um tipo de caso", explica.

Processo de divis?o celular observado no est?gio embrion?rio inicial.
Materiais utilizados na
concep??o assistida.

Indu??o da Ovula??o com Coito Programado

Nesta t?cnica a ovula??o da mulher ? estimulada com horm?nios (indutores de ovula??o) com intuito de se obter de 1 a 4 ?vulos. Estes ser?o fertilizados nas trompas atrav?s de rela?es sexuais programadas - coito programado - que acontecem no per?odo mais f?rtil da mulher, verificado atrav?s da monitoriza??o da ovula??o com ultra-som. "Esse tipo de tratamento ? indicado para casos de dist?rbios hormonais, tais como a s?ndrome dos ov?rios polic?sticos e disfun?es leves de s?men", explica Jos? Vitoi Rosa.

Insemina??o Intrauterina

Tamb?m conhecida como "insemina??o artificial" ? indicada para casos em que o coito programado n?o deu certo ou para casais com altera??o de colo uterino ou dist?rbio moderado de s?men, por exemplo", aconselha o ginecologista. Em procedimentos com este, a fertiliza??o acontece (in vivo), isto ?, dentro das trompas. ? realizada uma coleta de s?men com posterior capacita??o dos espermatoz?ides. O material preparado no laborat?rio contendo os "melhores" espermatoz?ides ? introduzido dentro do ?tero da mulher, durante seu per?odo mais f?rtil, com a utiliza??o de um cat?ter especial.

Fertiliza??o in Vitro

Esta t?cnica reproduz em laborat?rio as condi?es necess?rias para que ocorra a fecunda??o, por isso, "Beb? de Proveta". A ovula??o ? estimulada com horm?nios para obten??o dos ?vulos que s?o aspirados dos fol?culos ovarianos atrav?s da vagina com uma agulha guiada por ultra-som. Os espermatoz?ides e os ?vulos s?o colocados em um meio de cultura espec?fico onde ir? acontecer a fertiliza??o e o desenvolvimento embrion?rio inicial. A dura??o da etapa realizada (in vitro) dura de 2 a 6 dias. Ap?s esse per?odo, o embri?o ou os embri?es formados, s?o transferidos para a cavidade uterina atrav?s de um cat?ter especial durante um exame ginecol?gico. A FIV, de acordo com o m?dico, ? indicada em casos de altera?es das trompas, endometriose, altera?es masculinas graves e, at? mesmo, infertilidade sem causa aparente.

Fertiliza??o por Inje??o Intracitoplasm?tica de Espermatoz?ide

"Atrav?s da ICSI, o espermatoz?ide ? introduzido diretamente dentro do ?vulo atrav?s de uma agulha sete vezes mais fina que um fio de cabelo", explica Jos?lio Vitoi Rosa. At? 1994, casais com infertilidade masculina severa eram exclu?dos dos programas de fertiliza??o in vitro convencional por n?o conseguirem bons resultados. Este procedimento possibilita a gravidez para os casos de homens com altera?es graves do s?men ou submetidos ? vasectomia que j? tentaram ou n?o desejam a revers?o cir?rgica. "A ICSI tamb?m est? indicada quando tentativas anteriores de fertiliza??o in vitro n?o deram certo".

Preparando o enxoval

O risco de o embri?o n?o vingar existe. A possibilidade de ?xito atrav?s das t?cnicas de reprodu??o assistida por ICSI ou fertiliza??o in vitro, segundo o ginecologista, gira em torno de 35%. Dentro dessa porcentagem, 25% s?o as chances de nascerem g?meos; 4% trig?meos e 1% quadrig?meos, calcula o m?dico.

"Os principais fatores que aumentam ou diminuem as chances de uma gravidez s?o a idade da mulher e a qualidade do ?vulo obtido". Jos?lio Vitoi Rosa explica que ap?s os 35 anos as chances de o embri?o vingar s?o menores. "Entre 10 e 15% dos casais apresentam alguma dificuldade para engravidar por fertiliza??o natural.

O ideal ? que casais que n?o apresentam nenhum problema procurem orienta??o m?dica ap?s um ano de tentativas frustradas. Em outros casos, quando um dos parceiros apresenta alguma disfun??o que prejudica a fertiliza??o fisiol?gica, seis meses s?o suficientes, porque quanto mais nova a mulher, maiores as chances de ?xito", aconselha.

*A equipe de jornalismo da Acessa.com entrou em contato com alguns casais fertilizados na cl?nica que preferiram n?o dar entrevista sobre suas experi?ncias para manter a privacidade.

Informa?es na Cl?nica Pr?-Criar pelo telefone 3215-7555.