O gene da maternidade
Heran?as de rela?es maternas

Fernanda Monteiro
20/04/04

A psic?loga Ana Stuart fala sobre o que pode e o que n?o pode ser herdado na rela??o m?e-av? e d? dicas de como educar os filhos

Ou?a! Ou?a!

Vov? Prud?ncia "Ser m?e ? tudo de bom!" ? assim que Adriana Dutra Vieira, professora, define sua "profiss?o" de vida. "Desde que me entendo por gente, queria ser m?e. Minha vida foi planejada para isso. Acho que n?o seria o que sou, feliz, se n?o fosse m?e. ? uma amor profundo que te completa. Acho que ? o prazer melhor da vida", completa.

Adriana ? filha de Deaci Dutra Vieira. Deaci veio de uma fam?lia pobre. Sua m?e criou os nove filhos, praticamente sozinha, j? que o pai das crian?as a abandonou com elas. Ainda assim, Deaci lembra com orgulho da m?e que deu aos filhos tudo o que podia, colocando-os na escola e passando valores como honestidade e compromisso com o dever. "Queria que ela lembrasse de mim como uma pessoa carinhosa com ela, que a compreendia, que a tratava com amor", diz.

Deaci tamb?m foi a maior refer?ncia dos filhos, pois o marido trabalhava como motorista de ?nibus e mal parava em casa, para conseguir sustentar a fam?lia. Mesmo com as dificuldades, eles conseguiram dar forma??o t?cnica a todos os seis filhos.

Leia tamb?m: