Sábado é o Dia do Brincar em Juiz de Fora

Por

Quinta-feira, 28 de maio de 2009, atualizada às 16h51

Sábado é o Dia do Brincar em Juiz de Fora

Clecius Campos
Repórter

Pular corda, brincar de pique, jogar bola e rodar um bambolê. O objetivo do Dia do Brincar, que será realizado no próximo sábado, 30 de maio, é simples: brincar. A ação ocorre na Faculdade de Educação Física, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em comemoração à Semana Mundial do Brincar, que ocorre entre os dias 24 e 31 deste mês. O evento é organizado pela Aliança pela Infância.

As atividades começam às 9h e vão até as 12h. O evento é gratuito e aberto ao público. Podem participar crianças de todas as idades, adultos e idosos. "A ideia é despertar a infância que há dentro de cada pessoa. É uma ótima oportunidade para promover a convivência entre pessoas de várias idades", afirma a responsável pelo Grupo Mobilizador da Aliança pela Infância em Juiz de Fora, Marilise Paraizo.

Entre as atividades, estão previstas oficinas de barangandã (fita usada para realização dos movimentos na ginástica rítmica) e de bibloquê, além de brincadeiras de corda, pique, bambolê e perna de pau. "É uma diversão à moda antiga, que explora o corpo, as relações entre pessoas e a obediência às regras."

De acordo com Marilise, brincar é um aprendizado para a vida adulta. Durante essa atividade, a criança retém conceitos como respeito ao próximo e cooperação. "Além disso, brincadeiras como jogar bola e pular corda trazem vantagens motoras. Já aquelas com rimas, cantigas e parlendas dão consciência fonológica e ajudam no desenvolvimento do ritmo e da linguagem."

A expectativa é de que o número de participantes dobre em relação ao ano passado. "Esperamos pelo menos 200 pessoas. Pipoca e água serão oferecidas. O ideal é que os pais levem um lanchinho para as crianças."

A Semana Mundial do Brincar traz atividades em diversos países da Europa, África, Ásia e das Américas. No Brasil, além de Juiz de Fora, as comemorações ocorrem em Belo Horizonte, Botucatu, Campinas, Florianópolis, Holambra, Nova Friburgo e São Paulo.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes