Nome do Colunista Armando Falconi 31/7/2009

LIMÃO - Citrus limon

O frio está invadindo nossas casas, nosso corpo e nossa vida.

É uma das estações do ano que mais sujeita nosso organismo a ficar vulnerável a doenças diversas, principalmente, gripes e resfriados.

Trazemos este mês, no nosso compromisso mensal sobre Terapias Naturais e uso da Mente, as possibilidades de você usar um produto natural, barato e ao alcance de todos os que se interessam por uma saúde física e mental de melhor qualidade.

Estamos falando do limão! A bola verde de saúde que deve estar presente o ano inteiro na sua lista de compras, mas principalmente, no outono e no inverno.

Em nossas Palestras e Cursos de Saúde lembramos que provavelmente o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. Inúmeras são suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.

Nada se perde; tudo nele é aproveitável. Com seu suco, preparamos receitas saborosas e é usado ainda em refrigerantes, sorvetes, molhos, aperitivos, bem como em remédios, xaropes e até mesmo em diversos produtos de limpeza.

Vem da casca, onde se retira uma essência aromática usada em perfumaria, no preparo de licores e sabões.

Por isto, muitas são as utilidades deste alimento cítrico que é fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades.

Observamos e as pesquisas demonstram que, em geral, todos os tipos de limões têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada.

Já quanto à coloração da casca, vamos encontrar variedades que vão do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica.

É de conhecimento popular e comprovado nos exames de laboratório que o limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo.

Além deste importante principio ativo para nossa saúde, contém ainda vitamina A e vitaminas do complexo B, além de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

O suco de limão é um ótimo tônico e bactericida, mas não deve ser tomado puro, pois pode prejudicar o estômago devido à sua acidez.

As variedades de limão mais conhecidas são:

LIMÃO-GALEGO - pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.

LIMÃO-SICILIANO - grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento e mais ácido que o galego.

LIMÃO-CRAVO - parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte.

LIMÃO-TAITI - de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.

Indicações: O limão é largamente empregado como arma eficaz contra vários processos mórbidos como as alergias, infecções, arterioesclerose, fadiga, e distúrbios hemorrágicos resultantes da fragilidade capilar.

Propriedades nutritivas

Em cada por 100 gramas da polpa da fruta, em média podemos encontrar em torno de:

Vitamina A 2,50 (mg) Glicídios 8,10 (g)
Vitamina B1 55,00 (mg) Proteínas 0,60 (g)
Vitamina B2 60,00 (mg) Lipídios 0,60 (g)
Vitamina C 30,20 (mg) Cálcio 41,00 (mg)
Niacina 0,309 (mg) Fósforo 15,00 (mg)
Calorias 28,00 (Kcal) Ferro 0,70 (mg)

Ideal para temperar qualquer alimento, desde peixes, vegetais ao chá, e raramente são ingeridos puros devido à sua acidez.

A limonada é uma bebida muito usada para matar a sede no verão. É pouco calórica e também uma excelente fonte de vitamina C.

O suco de um limão médio tem mais de 30 mg de vitamina C, o que representa mais de 50% das necessidades diárias de um adulto.

O suco de limão intensifica o sabor de muitos vegetais, especialmente os que contêm compostos de enxofre, como os brócolis.

É também uma alternativa para molhos mais saudáveis do que aqueles feitos à base de manteiga, maionese e óleo.

Uma colher de sopa de suco de limão numa xícara de água quente adoçada com mel é um dos remédios mais populares para a dor de garganta.

Graças a alta concentração de vitamina C que contém, o limão é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo, não importando em que lugar, órgãos ou tecidos se tenham acumulado ou agido. Essa vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras.

Como contém ainda muitos sais minerais, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

Como remédio, o limão é empregado contra icterícia, diabete, hemorragia nasal, doenças da pele, infecções da garganta, gripe e dor de cabeça.

Ele combate a ainda a acidez sanguínea e ajuda a dissolver o ácido úrico.

Então, na hora de escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados. Isso é sinal que estão maduros e que possuem bastante suco. O limão substitui com vantagem o vinagre, não só pelo seu valor nutritivo, como pelo seu sabor natural.

Perfeito para tirar a baba dos quiabos, basta lavar os quiabos e deixá-los no molho de limão e água.

Antes de utilizar o limão, devemos lavá-lo bem para eliminar, além da poeira, resíduos de pesticida.

O limão maduro conserva-se em geladeira por 4 semanas. Seu período de safra vai de janeiro a julho.

Cem gramas de limão fornecem 29 calorias.

Curiosidades e dicas
  • Limões mergulhados na água fervente por 5 minutos, se cortados em seguida, darão muito mais suco.
  • Lançar algumas gotas de limão sobre frutas secas antes de passá-las na máquina ou no liquidificador, evita que fiquem grudando.
  • Salpicar uma colherada de suco de limão sobre a água em que se cozinha o repolho, evita o cheiro forte. É também bom para o peixe frito.
  • Limão nos coquetéis de frutas ou nas vitaminas, evita que fiquem enjoativas.
  • Os limões ficarão com mais caldo se colocá-los inteiros num vidro com água no refrigerador, durante algumas horas.
  • Para cortar frutas frescas (banana, abacate, maçã) passar limão sobre as partes cortadas para não escureceram.
  • Use uma casca de limão no triturador de lixo, para renovar o ar.
  • Utilize limão e vinagre com sal para limpar metais.
  • Use casca de limão para tirar o cheiro de ovo, das mãos.
  • Se você precisar apenas algumas gotas de limão, perfure uma ponta dele com um garfo, e esprema o quanto desejar. Devolva o limão à geladeira e ele continuará fresco.
  • Para que o creme de limão não talhe, no momento em que for preparado para ser levado ao fogo, junte as gemas ao caldo de limão e não limão sobre as gemas.

Cuidado!

Ao usar a essência (ou qualquer parte - o suco) de limão na pele, não se exponha ao sol ou poderá sofrer queimaduras sérias - mesmo pequenos respingos do suco podem manchar a pele.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.