Separa??o: homem tamb?m chora

Ao contr?rio do que dizem, os homens tamb?m sofrem quando o casamento chega ao fim, principalmente, quando o motivo ? trai??o

Marinella Souza
*Colabora??o
01/12/2007

N?o tem jeito, quando o assunto ? separa??o o sofrimento ? inevit?vel para todas as partes envolvidas. Mulheres e crian?as s?o sempre os que mais sofrem quando um casamento chega ao fim, certo? Errado. Os homens tamb?m compartilham dessa dor.

Engana-se quem pensa que o chamado 'sexo forte' n?o se altera quando o div?rcio se torna uma realidade. Eles apresentam um sofrimento muito semelhante ao da mulher, por?m, segundo a psic?loga Maria L?cia Beraldo, vivem a situa??o sob um outro ?ngulo.

"Ao contr?rio da mulher, que d? uma conota??o mais sentimental ao casamento, quando decide se casar, o homem v? a mulher como um novo projeto de vida e quando isso n?o d? certo, a frustra??o ? muito grande", garante Maria L?cia.

Foto de Maria L?cia Beraldo A psic?loga explica que o homem passa por um per?odo de 'luto' em que se revolta com a mulher que n?o soube am?-lo o suficiente, com a sociedade que a todo tempo lhe cobra um casamento perfeito e com ele mesmo que tamb?m contribuiu para a fal?ncia dessa rela??o.

O prot?tico, Edilson Dias, foi casado por dez anos e h? quatro se separou. Ele conta que foi um per?odo muito dif?cil."Meu casamento j? n?o estava bom, mas quando ela decidiu que n?o dava mais, meu mundo caiu. Fiquei sem ch?o, meio perdido, foi uma fase muito dolorosa para mim", recorda.

Al?m disso, ao sair de casa, o homem n?o abre m?o s? da rela??o amorosa, mas do conv?vio com os filhos, com os amigos em comum, da cumplicidade de um casal, enfim, ele se divorcia de tudo. E esse div?rcio lhe causa muita estranheza, ele sente que perdeu a sua identidade de homem casado.

Segundo Maria L?cia, a pr?pria sociedade exclui o homem divorciado de seu conv?vio. "Ele deixa de ser convidado para festas, os amigos se afastam e a sensa??o de vazio permanece porque na verdade, o casamento ? uma grande ?ncora social", diz.

Foto Edilson Dias Sem filhos, Edilson n?o sentiu muito essa parada na vida social. "Para n?o me verem sofrer, meus amigos e minha fam?lia estavam sempre inventando algo para eu fazer. Sem o apoio deles, n?o teria conseguido superar", garante.

Pesquisas apontam para o fato de que homens e mulheres enxergam o casamento de maneiras diferentes. Enquanto elas buscam um relacionamento amoroso, eles querem a constru??o de uma fam?lia. Quando a rela??o se deteriora, a mulher busca alternativas para melhor?-la, j? o homem se acomoda quando a fam?lia est? funcionando bem.

Para Maria L?cia, o homem se ampara na postura machista do adult?rio para manter o status do casamento. "Se a mulher ? uma boa esposa, a casa est? sempre limpa e as crian?as bem educadas, n?o h? porque se separar. Para se satisfazer sexualmente, ele pode recorrer a uma outra (ou v?rias) mulher(es), sem precisar sair de casa", relata.

Segundo a psic?loga, um casamento n?o d? certo por dois motivos: ou o casal ? in?bil para lidar com os conflitos naturais de um relacionamento ou o casamento foi uma decis?o impulsiva e n?o deveria ter acontecido, em ambos os casos, ? frustrante. "Ou o homem se frustra por n?o conseguir resolver seus problemas conjugais ou por n?o ter sabido escolher" - explica Maria L?cia.

O outro lado da trai??o

Em rela??o ? trai??o, Maria L?cia afirma que as rea?es s?o muito parecidas, mas que os homens ainda t?m uma postura bastante machista. Sua percep??o lhe mostra que a aceita??o da escapadela feminina depende muito do que est? em jogo e da cria??o que esse homem teve.

Foto de Maria L?cia Beraldo Sendo o casamento uma empresa, se o aspecto financeiro n?o for afetado e indiv?duo n?o for extremamente machista, a trai??o ? aceita por eles, assim como o ? por elas. Mas, se por outro lado, o machismo ? muito forte na personalidade, a trai??o toma outras conota?es.

"Saber que a mulher est? transando com outro d? um sentimento de invas?o de privacidade, mesmo que ele j? n?o sinta mais desejo pela esposa. Na maioria das vezes, aceitar isso ? t?o dif?cil para eles, quanto ? para elas aceitar que seu marido est? apaixonado por outra", avalia Maria L?cia.

Mas a psic?loga pondera que a trai??o pode ter o poder de juntar o casal novamente. "N?o estou fazendo apologia da trai??o, mas ? comprovado que saber que o c?njuge desperta o desejo de outra pessoa, pode fazer com que homens e mulheres repensem as pr?prias atitudes". Mas isso ? relativo, depende das pessoas envolvidas, pois, ao mesmo tempo em que altera a libido e ajuda a restabelecer a rela??o, ela pode despertar uma enorme raiva.

As rela?es amorosas s?o um territ?rio sem lei, n?o h? regras prontas que garantam a felicidade e a harmonia de um casamento. Embora os estere?tipos sejam mantidos, as rea?es e os sentimentos dependem muito da hist?ria de vida de cada um.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF