Moda outono-inverno
De volta aos anos 80

Rep?rter: Emilene Campos
28/03/2001

O violeta e o xadrez est?o de volta, dando charme a saias plissadas, cal?as oversize e blusas com mangas pra l? de criativas. Basta circular pelas ruas e shoppings de Juiz de Fora para identificar o look outono-inverno. As vitrines j? exibem pe?as inspiradas na d?cada de 80 que prometem despontar na esta??o.

Xadrez e formas geom?tricas

Pequenos, m?dios ou grandes, o xadrez reaparece com for?a total em cores s?brias ou absorvendo as tend?ncias da esta??o. Os desenhos geom?tricos abrem espa?o para quadradinhos, losangos, ondas, com refer?ncias tradicionais e modernas. O destaque fica por conta das listras: horizontais, verticais, diagonais ou em zig-zag.
Que roxo, violeta e lil?s s?o cores dif?ceis de serem combinadas, disso ningu?m duvida. Dependendo da combina??o, o look pode ficar super dark ou sem a menor express?o. Por isso, d? prefer?ncia aos tons de bege. Assim n?o tem como errar. O branco ? outra cor que pode ser usada em composi??o. Ele vai bem com todos os tons em evid?ncia na esta??o: do violeta ao marron, do verde ao caramelo.

Participa??o especial
O violeta ? o protagonista, mas os tons de verde, caramelo e marrom podem fazer uma bel?ssima participa??o especial no look da esta??o. O verde surge quase sempre em vers?es mais amareladas e rende composi?es interessantes, combinando tons entre si e tamb?m mesclada a outros grupos, como caramelo, bege e marrom.

Os brilhos continuam
Ainda n?o foi dessa vez que os brilhos sa?ram de cena. Eles v?m mais discretos na forma de apliques, tachinhas e estampas.

Saia pregueada, manga morcego e cal?a oversize

Couro, jeans (?ndigo), veludo cotel? e tric?s (pesado e com pontos fechados) d?o formas a uma das sensa?es da moda outono-inverno: as saias. Na vers?o 2001, elas podem ser micros, mini, na altura dos joelhos, plissadas ou pregueadas, no estilo Kilt (escoc?s) ou no pr?tico modelo tradicional.

Com a valoriza??o dos ombros, as blusas ganham ares mais extravagantes. A maior prova disso s?o as mangas com babados, fendas do ombro at? o punho e manga-morcego.

Outro retorno ? o das jaquetas curtinhas que fazem par com as cal?as cintura baixa. As cal?as oversize tamb?m s?o uma alternativa interessante. Com barras extralargas, cintura baixa com gancho exagerado. Destaque para recortes, costuras contrastantes, bolsos exagerados, aplica?es em tecidos brilhantes e telas, cintos de gorgur?o com fivela, joelheiras e pregas.