Aos p?s da mule
O chinelo de madame que ganhou as ruas

Ana Let?cia Sales
9/08/02

Sofisticadas e elegantes. Assim s?o um dos grandes sucessos da moda no momento, as mules. Aqueles tamancos estilo sapato chanel, mas sem abotoamento atr?s, que viraram a febre da esta??o. O bico fino traz eleg?ncia para ocasi?es mais formais, ao mesmo tempo que a abertura atr?s confere um ar mais casual. Assim a mule se torna uma pe?a coringa que vai das ruas ? boate e do barzinho ao trabalho.

A mule na hist?ria


No Egito, as sand?lias eram feitas de folhas de palmeiras e identificavam a posi??o social. No s?culo XIX, na Fran?a, os sapatos j? haviam adquirido uma carga er?tica, expressa na tela Olympia, de Manet, em que uma mulher nua cal?ava apenas uma mule (confira figura ao lado).


Depois da Segunda Guerra, nos anos 40, cansadas do visual masculinos, as mulheres passaram a exibir os p?s com sand?lias. Mule significa "chinelo" em franc?s. O modelo da d?cada de 40 era usado como chinelo feminino de quarto, com salto bem alto. Era o famoso "chinelo de madame", com plumas na parte de cima e, geralmente, cor-de-rosa.

A mule e a moda

Atualmente as vers?es s?o mais leves e baixinhas. E os materiais s?o in?meros. Desde couro e camur?a (com franjinhas) at? os inabal?veis jeans, que comp?em um visual super discontra?do com cal?a capri jeans e camiseta branca. Ali?s as combina?es tamb?m s?o as mais variadas. A mule de salto baixo pode ser usada com cal?as amplas, como as pantalonas e com saias mais curtas ou na altura do joelho. J? as cal?as capri ou mais ajustadas pedem mules de salto um pouco mais alto.

Mas cuidado! Jamais use meia com mule. N?o tanto pela est?tica, mas pela seguran?a. Este tipo de cal?ado com meia escapa do p? e n?o d? firmeza.

? o tipo de cal?ado que fica bem para quem tem uma agenda ecl?tica. ? uma op??o confort?vel e elegante que permite ser usada o dia inteiro, com direito uma esticada noturna.