Saias estilo folk
Abaixo ? economia agora a vez ? das saias amplas e fartas

foto: Carla Isidoro Deborah Moratori
23/11/02

As saias sempre aparecem aos montes nos desfiles, nas ruas e nas vitrines do ver?o brasileiro. S? que este ano as mulheres puderam inovar. Desde a temporada de outono-inverno, uma nova modelagem entrou em voga. Ao lado das minissaias, das longas e longuetes, um outro modelo, mais amplo e franzido, surgiu para quem n?o ag?entava mais aquela velha saia que, entra ano sai ano, tinha sempre a mesma "cara".

foto: Amanda
Fran?a www.mango.es foto: F?bio Oliveira

Novidade nas passarelas
www.bobstore.com.br A nova modelagem remete ao estilo folk (do ingl?s, folclore) de que fazem parte roupas inspiradas em trajes ?tnicos como as dos ?ndios americanos. Nesse caso, a tend?ncia aparece em franjas, couro desgastado e feltro e em cores que remetem ao passado: bege, ferrugem, conhaque e chocolate.

?s vezes o folk tende ao hippie. Batas, cal?as jeans de boca larga, tecidos r?sticos, sapatilhas bordadas e sand?lias rasteiras de couro artesanal despontam nesse look, sem dispensar a bolsa a tiracolo que completa o visual, fazendo o estilo de n?o-estou-nem-a?-para-a-moda. (Hum, sei...)

Em algumas cole?es o estilo folcl?rico vai buscar inspira??o no interior, na delicadeza e ingenuidade dos vestidos, saias e corseletes que vestiam as camponesas. E, quando tende aos ares rom?nticos, o cor-de-rosa, as estampas de florzinha e xadrezes mi?dos imperam.

Modelagem
Na maioria das vezes, as saias que seguem essa tend?ncia t?m um comprimento que chega pr?ximo ? canela. De c?s baixo, geralmente elas s?o ajustadas por um el?stico ou por um cord?o amarrado ? cintura. Os tecidos s?o artesanais ou envelhecidos por meio de t?cnicas variadas, fluidos e, naturalmente, amarrotados, o que confere ?s pe?as um ar bem r?stico. E, quase sempre, elas trazem um detalhe na barra: um franzido, um aplique de renda, croch?, laise, babados e "frufrus".

www.neimanmarcus.com www.bobstore.com.br www.bobstore.com.br

Como usar?
www.bobstore.com.br Tomando alguns cuidados, essas pe?as podem entrar no guarda-roupa de praticamente todas as mulheres. Basta saber dosar as propor?es. Como elas s?o amplas, ? melhor combin?-las com um top mais ajustado ao corpo para evitar aquele visual disforme, tipo "saco de batatas".

Camisetas coloridas, batinhas e corpetes que remetem aos antigos espartilhos, com ilhoses, amarra?es e decotes fazem uma ?tima combina??o. Nos p?s, sand?lias rasteiras ou de salto anabela e, como as saias s?o quase sempre de cor clara, d? prefer?ncia aos tons naturais do couro. Cintur?es comp?em o visual.

Assess?rios que voc? pode usar com as saias

www.cacadosclaudina.com.br www.arezzo.com.br www.arezzo.com.br
www.calcadoscaludina.com.br www.arezzo.com.br www.ramarim.com.br

OBS: Para ver o cr?dito das fotos, passe o mouse sobre elas