Preão do leite tem diminuição do aumento

Por

Quinta, 13 de setembro de 2007, atualizada ?s 17h13

Leite come?a a sofrer desacelera??o de aumento no pre?o


Priscila Magalh?es
Rep?rter

O pre?o do litro de leite vem sofrendo uma desacelera??o do aumento. De acordo com o pesquisador e economista da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho, em julho, o aumento do leite pasteurizado foi de 15,8% e, em agosto, de 6,0%. Dessa forma, a retra??o deve continuar acontecendo nos pr?ximos meses.

Por?m, o economista n?o est? muito otimista com rela??o ? esta retra??o. "N?o d? para esperar que o pre?o caia r?pido. O aumento ? sempre maior que a queda, ent?o ainda vamos ter alguns meses com o pre?o alto. S? em outubro ou novembro ? que haver? queda", explica.

Glauco diz que um dos motivos para a retra??o dos pre?os ? a diminui??o do consumo. "O pre?o alto inibe o consumo e os pre?os come?am a cair. Outro fator ? a recupera??o das pastagens, que leva a uma melhoria na oferta do produto. At? ent?o, a oferta estava em queda".

De acordo com o Guia do Consumidor, divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Agropecu?ria e Abastecimento, o litro do leite longa vida pode ser encontrado a R$ 1,59 em alguns supermercados da cidade. H? algumas semanas, o pre?o do leite era de R$ 2,25.

O pesquisador da Embrapa diz que do total de gastos com alimenta??o, 9% s?o com produtos l?cteos. "Mesmo que tenham um aumento na renda, os brasileiros deixam de consumir o produto. O pre?o alto incomoda o or?amento".