P?s aquecidos com estilo
As botas chegam com for?a total no outono/inverno.
Veja o que est? na moda nesta esta??o

S?lvia Zoche
Rep?rter
19/06/06


Veja alguns modelos de botas estilosas que j? est?o nas vitrines de algumas lojas da cidade. Clique no ?cone ao lado e confira!



? s? andar nas ruas da cidade, em um curto espa?o de tempo, voltar os olhos um pouco para o ch?o e perceber como os p?s femininos est?o protegidos do frio pelas botas. Botas de diferentes modelos, materiais e com cores puxados para os tons do marrom. Assim como o couro, a camur?a chega com a corda toda, inclusive no sentido literal. As amarras deixam o look mais "transado".

As fivelas, tachas, correntes, peles de coelho tamb?m s?o bonitas sim, mas deve-se ter cautela. A jornalista Erika Senra trabalha com moda h? muitos anos e d? um conselho. "Cuidado com muita informa??o. ? melhor comprar uma bota mais cl?ssica, sem muitos detalhes e que d? para usar dois, tr?s ou mais invernos". Por isso, preste aten??o se o material ? bom e d? prefer?ncia a botas que s?o costuradas em vez de coladas.

O que se percebe ? que neste outono/inverno as botas est?o mais confort?veis, porque chegam ?s vitrines com os bicos quadrados e redondos na onda dos sapatos "bonequinha". A gerente de uma loja de cal?ados e vestu?rios, Ana Paula ?ngelo confirma esta tend?ncia. "? o que mais tem sa?do aqui na loja. As pessoas querem ? conforto", destaca.

E por falar em conforto, os saltos tamb?m n?o vieram t?o altos e est?o menos finos. Mesmo assim, a gerente de loja de cal?ados e acess?rios em couro, Dalva Ribeiro, mant?m em suas lojas as botas de bico e salto finos. "S?o mais cl?ssicos", argumenta. Mas por serem cl?ssicos n?o significa que n?o est?o com a "cara" do outono/inverno 2006. Cores como o vinho e o rosa seco chegaram com for?a assim como os tons de marrom caf? e caramelo. Ana Paula diz que os tons de vermelho ficam bonitos se usados com jeans. O preto ? um curinga, mas a procura ? grande pelas outras cores.

O gerente de outra loja, Jos? Paulo Monteiro da Costa conta que os distribuidores de cal?ados n?o acreditavam que as botas vingariam no inverno de Juiz de Fora. "Mas com o frio que tem feito, aconteceu o contr?rio e as botas s?o muito procuradas".

Conselhos breves
Cano curto, m?dio, alto, longu?ssimo... Solados baixos, grossos, saltos finos... S?o tantos os modelos que d? at? medo de errar na hora de usar. Veja algumas dicas b?sicas de quem vende e de quem usa.

As vendedoras de outra loja de cal?ados e acess?rios, Gabriela Oliveira, Thaiz Rocha e Sueli At?de, d?o alguns conselhos para quem arrasar no visual, assim como ?rika Senra.

Saias e vestidos
Saia e vestido com bota fica um show! Mas aten??o para pequenos detalhes que podem estragar o visual. Thaiz fala que as saias devem ser curtas ou que fiquem em cima da saia. "Se ficar pouco acima, a saia entra na bota e fica feio". Sueli comenta que saias n?o ficam legais se usadas com botas de cano curto. "O legal ? cano m?dio ou alto", comenta. ?rika diz que aconselha as minisaias com bota somente para as mais jovens. "Ou, ent?o, tem que ser uma mulher muito moderna. Agora, definitivamente, cano curto e minisaia n?o". botas podem ser de salto baixo ou alto.

Cal?as
O que se v? bastante s?o mulheres de cal?as jeans para dentro da bota. Fica um charme. Mas a cal?a tem que ser justa. Na opini?o de ?rika, somente mulheres magras - n?o necessariamente altas - devem usar a bota dessa forma. E o cano da bota deve ficar mais justa, sem folga, exceto as que tem este prop?sito, como as de amarrar. No caso das cal?as justas para dentro da bota, ?rika prefere as de salto baixo. "Com salto ? meio complicado".

Cal?as largas e retas ficam para o lado de fora da bota. Se voc? for alta, vale dobrar a barra da cal?a para ter um look diferente e para sua bota aparecer mais.

Bolsas e botas
N?o h? necessidade da bota ser da mesma cor da bolsa. Mesmo assim, Dalva n?o deixa de ter em sua loja bolsas do mesmo material e cor. "Ainda tem muita gente que procurar combinar", diz. J? Sueli diz que a maioria das clientes da loja em que trabalha est? convecida de que n?o existe necessidade. "Mas tem que ter harmonia", lembra Sueli.

Conserva??o
Uma dica de ?rika ? colocar a bota para "respirar" no fim do dia. "Assim que chegar em casa, deixe o cano da bota aberta. O ideal ? ter dois pares. Enquanto um respira, voc? usa o outro", diz. J? para manter a bota de camur?a conservada - que s?o f?ceis de sujar e dif?ceis de limpar - Sueli diz que existe um kit de prote??o. "Assim que a cliente compra, antes de usar, ela passa um impermeabilizante no material".

Para ?rika o que vale, no fim das contas, ? o bom senso. "A pessoa tem que ter estilo e um olhar cr?tico. ? se ver no espelho e ver se o conjunto est? harmoniso", diz.