Mulher

Moda masculina traz modernidade e resgata os anos 70 Atenção mulheres! Para o verão, os homens vão encontrar estampas xadrez, floral e muita listra. Ajude-os a escolher as peças mais modernas

Priscila Magalhães
Repórter
07/10/2008

É muito comum encontrar um homem desatento ao que está ou não na moda. Muitos também pensam que roupa de homem é tudo a mesma coisa sempre. Por isso, é importante que as mulheres estejam por dentro do que vai estar à disposição dos homens nesta estação. Assim, elas podem dar aqueles toques nos pais, namorados e amigos.

A moda masculina está cheia de estampas na coleção primavera-verão 2009, sendo o xadrez e as listras as mais evidentes. Qualquer semelhança com as roupas femininas não é mera coincidência. "As tendências repetem muito no masculino e feminino", explica a estilista e professora do curso de design de moda em Juiz de Fora Cristina Oliveira Assis.

Segundo ela, os homens que aderirem às novas coleções vão voltar aos anos setenta, quando as listras e o xadrez também estavam em alta. Além disso, a estampa floral também é tendência forte para a estação mais quente do ano.

As estampas vêm nas cores laranja, amarela e azul. E o tai dai também está de volta às peças de roupa. É uma estampa manchada que mistura cores diferentes. Neste caso, a estilista diz que é preciso ter cuidado. "Ela vem sendo utilizada somente nos detalhes da peça, como mangas ou nas laterais. É preciso que ele seja bem explorado para não cair em modinha". Para os que não se sentem à vontade com o colorido das estampas, a solução é o branco e as cores arenosas.

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez

A peça diferente que entra em cena para os homens não é novidade para as mulheres. É o modelo saruel, aquele com o gancho mais baixo, usado em bermudas e calças (foto abaixo, à direita). Vindos também da década de setenta, os coletes tomam as coleções, porém são fabricados em tecidos mais leves, como algodão e tricoline. Aliás, a presença forte do algodão e da malharia também é explicada pela influência daquela época. "São tecidos menos quentes e ideais para o verão", diz Cristina.

O jeans ainda é peça chave. Entretanto, o tom escuro é deixado de lado e a tendência aponta para a tonalidade mais clara. As peças são produzidas com recorte mais reto, ficando mais certas no corpo. Os homens também vão encontrar as já usadas calça capri. São mais curtas e vão até o meio da canela.

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez

Aliás, não somente as calças seguem o estilo mais reto. As camisas também. A coleção masculina deu adeus às blusas com manga até o cotovelo e larga nas costas. "Elas estão mais modernas. O recorte é mais certo no corpo e a manga mais curta. É o chamado estilo slim fit", explica o vendedor de uma loja de roupas masculinas Lucas Botti.

A camisa pólo também vem com força seguindo este estilo mais certo no corpo, estão mais coloridas e trazem apliques. Com esses detalhes, ela fica menos séria e ganha o mercado mais jovem, já que, até, então, era vista como a camisa do pai. "Essa pólo estamos vendendo muito para pais e filhos". Elas são fabricadas em algodão, tecido mais leve para o verão.

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez

Para os homens que não conseguem escapar das roupas sociais no dia-a-dia, também há opções. Entre as novidades estão as camisas com colarinho e punho lisos, enquanto a camisa vem estampada. Outro modelo é o das camisas sobrepostas. "Na frente ela tem um tecido mais fino com alguma estampa e o restante é em tecido liso", diz o proprietário de uma loja de roupa masculina Eymard Monteiro.

Há opção até de um blazer alto verão, totalmente de algodão. Outro é o terno tropical, produzido em no fio super 120. "É uma malha fina de lã isotérmica. Ele mantém a temperatura no verão e inverno. Para Juiz de Fora ele é ideal, já que temos várias estações em um dia", diz Botti.

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez

Os sapatos seguem a tendência de cores citada por Cristina. Eles vêm nas cores cru e cáqui. E já apontam para o inverno. "Na próxima estação, eles já passam para os tons mais escuros de marrom". Botti diz que eles estão vindo com menos couro e o material está sendo substituído por fibra de outro material. "Assim eles ficam mais esporte, menos sérios", completa ele.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.