Larissa Almada Larissa Almada 27/3/2012


Transpareça com a moda: tecidos translúcidos estão em alta

Foto de roupasUsar transparência nunca foi tão comum como nos dias de hoje. Porém, em outrora, tecidos finos, que deixavam transparecer a pele da mulher, eram usados somente em roupas para ocasiões noturnas e especiais. Sendo símbolo da sensualidade e fetiche, a transparência era tida como elemento fundamental do guarda-roupa das mulheres mais ousadas. Muitas vezes eram recobertas com pedrarias que acrescentavam o luxo no visual, que normalmente era composto por vestidos longos, em que a mesma aparecia no colo ou nas costas.

Com o evoluir da moda e da decadência de alguns paradigmas, os tecidos transparentes adquiriram outras conotações como a de leveza, elegância e feminilidade. Foram impressos em suas tramas diversas estampas que agregaram cor e humor em peças de tendência. Sejam lisas, florais, de poá, animal print ou até mesmo com estampas abstratas, as peças com total transparência, ou aquelas com detalhes apenas, invadiram de vez o mundo da moda.

A democratização do uso de tecidos translúcidos permitiu que os designers inovassem nas peças, o que resultou em uma nova estética. Porém é importante ter em mente o quanto quer revelar de seu corpo e o que está a ser usado por debaixo da transparência. O uso da mesma em detalhes como nos braços, uma faixa na cintura, ou abaixo dos joelhos é a medida exata para quem ainda tem receio de aproveitar dessa tendência.

Blusas, camisas, e até mesmo saias com total transparência são as peças mais requisitadas do verão que está se findando e do inverno que está chegando. Normalmente apresentam-se soltas ao corpo, aparentando um caimento perfeito que valoriza a silhueta feminina. Para as peças que serão usadas por baixo, prefira as que aderem mais ao corpo; se tiver costura, atente-se para a mesma ser discreta e não pesar no look. O jogo de contraste entre a cor do tecido translúcido e o que está a ser usado por baixo é uma ótima pedida para quem quer acrescentar humor e despojamento ao look. Por exemplo, brinque com as cores chocolate, turquesa, o nude, o rosa choque e as cores ácidas; o preto e o branco são clássicos que podem ser muito utilizados.

Quando se fala em transparência total, ou seja, normalmente em vestidos — longos ou curtos — deve-se desprender maior atenção: roupas assim adequam-se somente à noite, porque as mesmas remetem à antiga concepção de sensualidade e ousadia extrema. Cuidado, também, com fendas junto com tecidos translúcidos; muita informação pode prejudicar o seu visual.

Seja no look total, em um detalhe, ou até mesmo no acessório como um lenço, a transparência acrescenta moda e o diferencial no seu visual. Use e cuidado para não abusar, afinal há outras formas, também, de transparecer quem você é!

Fotos: Divulgação

Mais artigos

Larissa Almada
Mestranda em Comunicação de Moda, Especialista  em Merchandising de Moda. Membro fundadora e conselheira administrativa da ONG LADesign. Docente do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda do CES/JF. Consultora em desenvolvimento de projeto em design de moda.

ACESSA.com - Transpare?a com a moda: tecidos transl?cidos est?o em alta no inverno