Barbacena decreta situação de emergência

Por

Sexta-feira, 29 de janeiro de 2016, atualizada às 12h48

Barbacena decreta situação de emergência

Na tarde da última quinta-feira, 28 de janeiro, o prefeito de Barbacena decretou situação de emergência no município e pelo Decreto 7.942 instituiu uma força tarefa criando o Gabinete de Gerenciamento de Crise, junto ao Gabinete do Secretário Chefe da Casa Civil, após levantamentos realizados pela Defesa Civil do Município e dos relatórios do Sistema de Água e Saneamento – SAS realizados posteriormente as fortes chuvas que caíram nesta madrugada.

Segundo a assessoria da prefeitura, "foram deslocadas equipes técnicas de todos os setores de desenvolvimento social e saúde e de obras públicas, saneamento e abastecimento para a área afetada, tendo atendido ocorrências. A situação de emergência objetiva dar agilidade para as ações do governo municipal no enfrentamento dos problemas, principalmente os relacionados com a pane no sistema de abastecimento de água da cidade que foi completamente inundado."

Além das inundações de residências outro grande problema causado pelas chuvas foi a inundação do sistema de captação de água do rio das Mortes que abastece toda a cidade. Devido ao alagamento de boa parte do prédio que abriga as bombas, todo o sistema entrou em pane e teve suas operações suspensas. Diante da iminência da cidade ter problemas de abastecimento nos próximos dias, o prefeito Toninho Andrada pediu à população que economize água.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, José Luiz de Senna, diversas localidade rurais foram atingidas com inundação de residências, queda de barreiras nas estradas e de pontes. As situações mais graves ocorreram no Distrito de Senhora das Dores e nas comunidades do Pombal, Costas e Torres. Na sede do Distrito de Correia de Almeida, o sistema de abastecimento de água das residências também foi inundado e está paralisado. Além de Barbacena, pelo menos mais seis municípios da Zona da Mata e Vertentes foram afetados pelas fortes chuvas, sendo eles Santos Dumont, Santa Barbara do Tugúrio, Antonio Carlos, São João Nepomuceno, Piau e Tabuleiro.