Comércio oferece várias opções de presentes para as mãesOs artigos vão desde os mais tradicionais, como flores, passando por itens domésticos, como canecas, até pijamas e pantufas

Aline Furtado
Repórter
3/5/2010

Considerada pelos lojistas como uma das datas que mais trazem resultados positivos com relação às vendas, o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, está chegando. Contudo, muita gente ainda não providenciou a lembrança (confira algumas dicas abaixo).

No comércio local, é fácil encontrar presentes para todos os gostos e bolsos. As dicas vão desde os mais tradicionais, como flores e porta-retrato, até os mais diferenciados, como objetos decorativos.

Segundo a gerente de uma loja de artigos para presentes, Maria Elisa Jaber, as pessoas, ainda que presenteiem com objetos para casa, por exemplo, acabam optando por modelos diferentes dos tradicionais. "As pessoas buscam novidades." É o caso de potes para guardar mantimentos, que podem ser encontrados nas cores prata e dourado, imitando latas, ou de canecas decoradas com borboletas.

As opções variam também de artigos de uso pessoal, como nécessaire, carteiras e pijamas, até utilitários, como jogos de xícaras, saleiro e pimenteiro. Entretanto, o tradicional não perde espaço, mesmo com o passar do tempo. "As flores não perdem a vez, já que é uma espécie de tradição. O bom é que as pessoas não costumam errar quando presenteiam com flores", ressalta a vendedora de uma floricultura, Ana Paula Moreira.

Porta-retrato Camisola

A proprietária de outra loja, Lourdes Passos, afirma que entre os presentes mais procurados estão as almofadas de coração com dizeres para as mamães. "Geralmente os pais vêm e compram para os filhos presentearem. Porque se depender delas escolherem, as mães acabam optando por roupas e calçados", afirma.

Para quem não abre mão de presentes pessoais, as dicas são camisolas e pijamas. "Nesta época a procura é grande pelas peças de mangas compridas e calças. Isso pode ser explicado porque o Dia das Mães e o frio chegam, em geral, juntos", lembra a gerente de uma loja, Raquel dos Reis Julião. Entre outras opções que costumam agradar estão as vendas para os olhos, os chinelos do tipo pantufas e meias.

Chinelo Óculos
Expectativa

Segundo Maria Elisa, a expectativa é de que as vendas cresçam entre 10% e 15% com relação ao mesmo período do ano passado. "A tendência é que as vendas aumentem ao longo da semana porque as pessoas deixam sempre para a última hora."

Sem querer arriscar um percentual de aumento, Raquel destaca que está otimista com relação às vendas. "Tenho percebido que o movimento no comércio está mais tímido do que no ano passado, mas creio que ainda vai melhorar." Ela lembra que um dos motivos de as vendas não terem alavancado é o fato de o Dia das Mães ser comemorado depois de dois feriados, Tiradentes e Dia do Trabalho. "Isso reflete diretamente nas vendas."

No próximo sábado, 8 de maio, na véspera do Dia das Mães, o comércio de Juiz de Fora funciona até as 18 horas.

Dicas

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

oculos.jpg