Terça-feira, 30 de setembro de 2014, atualizada às 7h

Outubro Rosa: Ascomcer prepara programação especial em Juiz de Fora

Vívia Lima
*Colaboração
Outubro rosa

Algumas fachadas e locais de Juiz de Fora ganharão o tom rosa. A ação visa ajudar na prevenção do câncer de mama, bem como estimular as mulheres ao diagnóstico precoce da doença, como declara a presidente da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer), Alessandra Sampaio. A intervenção faz parte da programação do Outubro Rosa. "O mês de outubro é conhecido mundialmente como Outubro Rosa, por simbolizar a luta contra o câncer de mama", declara.

No hospital, as comemorações se iniciam nesta quarta-feira, 1º de outubro, com a Passeata Solidária do Outubro Rosa. A concentração será às 16h30, no Parque Halfeld, com destino à avenida Presidente Getúlio Vargas, onde serão distribuídos panfletos educativos. 

Para ajudar na prevenção do câncer de mama, a instituição oferecerá gratuitamente 130 mamografias e 100 exames ginecológicos. Para isso, deve ser feito agendamento somente às segundas-feiras do mês, no período de 8h às 16h, pelo telefone 3236-2678. Os exames serão realizados no sábado seguinte ao agendamento. 

No dia 13, segunda-feira, o hospital recebe de 8h às 12h, alunos do curso de Estética da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Eles vão oferecer sessões de massagem e maquiagem. Segundo a presidente, com a queda dos cabelos e o tratamento, as mulheres perdem um pouco da autoestima. "Elas se olhando no espelho e se vendo mais bonitas, o tratamento fica melhor."

Corrida

Este ano, o destaque da programação é a 2ª Corrida Solidária da Ascomcer, que será realizada no dia 19, com início as 8h, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  O primeiro lugar feminino e masculino, ganhará uma moto modelo Yamaha Crpyton K 0Km. Outra moto será sorteada entre todos os inscritos.

Os interessados devem se inscrever em horário comercial na sede da Ascomcer, que fica na avenida Presidente Itamar Franco 3500, Cascatinha, no Planeta Corrida localizado na rua Halfeld 804, Centro, no Centro de Saúde Corpore que fica na rua São Mateus 150, São Mateus e Camorra Tennis, na rua São João 297, Centro. As inscrições custam R$ 40 até 4 de outubro e R$ 60 dos dias 5 a 10. "O dinheiro das inscrições será destinado aos pacientes que fazem o tratamento do câncer, por isso quanto mais pessoas participarem, mais tratamento poderemos realizar e com isso, ajudar mais pessoas, declara Alessandra.

Para fechar a programação do Outubro Rosa, no dia 31, com início as 8h, ocorre o 2º Simpósio de Oncologia. O evento é aberto ao público e debaterá a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, entre outros assuntos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail comunicacao@ascomcer.org.br. A programação ainda não foi divulgada. 

Outubro Rosa em Barbacena

Para lembrar a data, a prefeitura de Barbacena promoverá nesta terça-feira, 30 de setembro, uma caminhada saindo da Praça do Rosário até a Praça dos Andradas, para dar início às comemorações. O pedido é que as pessoas participem usando ou levando algum objeto de cor rosa. 

*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Outubro Rosa: Ascomcer prepara programa??o especial em Juiz de Fora