Quarta-feira, 19 de novembro de 2014, atualizada às 09h07

Encontro aborda protagonismo da mulher no momento do parto

Gravidez

Neste sábado, 22 de novembro, um encontro pretende promover a conscientização sobre o empoderamento de mulheres que desejam se preparar para a vinda de um filho. O debate sobre a Humanização do Parto e Nascimento será realizado no anfiteatro da Faculdade de Comunicação (Facom), das 8 às 12h. A participação é gratuita.

Entre os palestrantes estão a doula (profissional que dá apoio emocional, psicológico e afetivo à mulher) e enfermeira obstétrica Tassia Januario Ferreira Costa e Mateus Clovis. Ambos são membros da Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa de Juiz de Fora (AMMA), grupo que tem como objetivo auxiliar mulheres no exercício da Maternidade Ativa.

A humanização do parto trata de restituir o protagonismo feminino para que a mulher seja sujeito ativo no processo. Dentro da proposta, a intenção é entender a mulher como centro e os profissionais como prestadores de serviço. O objetivo do encontro é informar as famílias, seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

O encontro é uma realização do Coletivo Terra Roxa, AMMA e o Coletivo Duas Cabeças e conta com o apoio da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e da Pró-Reitoria de Extensão da UFJF. As inscrições podem ser feitas pelo site da Proex.

ACESSA.com - Encontro aborda protagonismo da mulher no momento do parto