Eu vou!

Por

Deu qu?rum! Futebol organizado por email eliminou furos e cancelamentos

Ricardo Corr?a
Rep?rter
29/05/06

O que ? necess?rio para jogar futebol? Chuteira, bola, meias, cal?es e jogadores. S? isso? Para uma turma de jornalistas e amigos de jornalistas de Juiz de Fora n?o. A pe?a fundamental para que a peleja aconte?a ? o e-mail. O futebol ? real. A bola rola normalmente pelos gramados sint?ticos de Juiz de Fora. Os jogadores suam, cansam, se machucam. Mas a organiza??o ? virtual.

A id?ia surgiu em 2003, mas a "Peladinha JF" como ficou conhecida a lista, s? surgiu dois anos depois. Quando o jornalista Ricardo Beghini fazia um curso de p?s-gradua??o em Educa??o ? Dist?ncia, notou que os e-mails poderiam ser utilizados com grande efici?ncia.

"Confirmei, na ?poca, o grande potencial dos e-mails, que realmente funcionavam enquanto instrumento de comunica??o e organiza??o de eventos. Mas para isso t?nhamos uma motiva??o. No caso, as pr?prias disciplinas do curso", explica ele. Que da? concluiu.

"Ora, veja bem, n?s tamb?m temos, primordialmente, uma motiva??o: gostamos de futebol. Outro incentivo ? facilidade de convorcarmos, de uma s? vez, todos os participantes, eliminando os gastos com as liga?es telef?nicas. ? importante salientar que a maioria da lista trabalha online e os outros, que n?o ficam direto na frente da telinha, freq?entemente visitam o mundo virtual. Isto, claro, ? um ponto fundamental", conta Beghini.

Assim definiu uma lista de e-mails que quase se gerencia sozinha atualmente. Cada participante do futebol incluiu seu endere?o eletr?nico e foram ditadas regras para que as confirma?es acontecessem. O futebol acontece no s?bado, mas a lista come?a a se movimentar na quarta-feira. ? quando algu?m, normalmente o pr?prio Beghini, envia um e-mail para todos, sempre com o mesmo t?tulo: "Convoca??o para a Pelada do dia ...". A partir da? chovem confirma?es e decl?nios. Para declinar, no entanto, n?o ? necess?rio nada. S? n?o responder. Quem quiser ir, manda um email com o t?tulo "Eu vou". E pronto. Se derem dez ou doze pessoas, no m?nimo, o futebol est? confirmado e chega um outro email, com o esperado "Deu Qu?rum". Isso evita os furos e cancelamentos.

"Por isso, acho a id?ia valida demais. Basta lembrarmos do sofrimento que era conseguir o qu?rum, sem contar com os mal-entendidos da comunica??o telef?nica ou indireta, como acontecia. Talvez, ainda hoje estar?amos jogando sem a internet, mas jamais com esta incr?vel freq??ncia. Agora nos damos ao luxo de organizarmos duas peladinhas por semana" conta Beghini.

Deu t?o certo a organiza??o por e-mail que os jornalistas e amigos agora jogam tamb?m ?s ter?as-feiras. E seguindo o mesmo padr?o. Confirmou, acontece. N?o confirmou, n?o acontece. Tudo por email.

E esse tipo de organiza??o ainda tem uma vantagem. Mesmo depois que eles chegam em casa, as discuss?es sobre o jogo continuam, na lista. ? certo que muita gente acha isso um preju?zo, afinal as tens?es do jogo tamb?m caminham via-email, mas Beghini v? como uma quest?o positiva.

"As discuss?es pelo correio eletr?nico s?o ?timas, porque muitos se comunicam melhor pela escrita. A conversa, quando ocorre, fica mais honesta. Tudo bem que alguns s?o mais acanhados para este tipo de comunica??o e que ela tamb?m pode provocar mal-entendidos. Percebemos ainda que muitos dizem apenas o necess?rio..."

Paulo Neumann tamb?m participa das partidas e das discuss?es, acaloradas, mas sempre saud?veis por e-mail. Ele ? um dos mais ass?duos participantes e confirma que, com o e-mail, as coisas melhoraram muito para a turma.

"A organiza??o da nossa pelada via e-mail trouxe uma enorme facilidade, pois agora sabemos de antem?o quais os participantes que estar?o presentes. Essa informa??o sempre tivemos quando us?vamos o velho telefone, mas a agilidade que se ganha com o e-mail ? incompar?vel. Se ? preciso chamar mais dois logo algu?m posta o pedido e surgem as pessoas necess?rias", lembra ele, que tamb?m acha importante as discuss?es p?s-jogo.

"E ainda podemos debater quest?es, discutir datas para jogos contra outros times... a organiza??o das a?es se torna completa, ?gil, sem falar nas goza?es e brincadeiras, que s?o inevit?veis e sadias para qualquer grupo", diz ele.

Hoje os peladeiros j? possuem dois times definidos, para jogos mais importantes, uniformes (que nunca usaram), com nome nas costas e patrocinadores diferentes nas duas equipes. E tudo s? come?ou a ganhar forma em cliques e teclados. Mas eles todos avisam: s? a organiza??o ? virtual. A paix?o pelo futebol, a cerveja depois do jogo e a amizade, essas s?o bem reais.