Sábado, 4 de março de 2017, atualizada às 08h58

Mês da Mulher é celebrado com palestras e serviços em Juiz de Fora

Da redação
foto

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, Juiz de Fora terá várias atividades até o final do mês. promove a Semana da Mulher. Já na segunda-feira, 6 de março, começa a Semana da Mulher, ação da Secretaria de Saúde com o objetivo de promover a educação em saúde entre elas e alertá-las da importância da prevenção de diversas doenças, como o câncer e as sexualmente transmissíveis (DSTs). O evento termina na sexta, 10.

Podem participar das atividades, mulheres de qualquer faixa etária e também os homens que tiverem interesse. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do telefone 3690-7136 ou pessoalmente no DSM, no 6º andar do PAM-Marechal.

A programação especial conta com palestras de temas variados, como As Fases da Gestação e os Cuidados Especiais com o Bebê, Amamentação, Grupos para Casais, Alterações Hormonais, Métodos Contraceptivos, Planejamento Familiar, Direitos Reprodutivos e Doenças Relacionadas à Mulher (ver anexo).

Serviços de beleza gratuitos

O mês da Mulher também será comemorado com atitudes solidárias. A partir de segunda, 6, inicia a arrecadação solidária de vidros para coleta de leite materno, que serão destinados ao Hospital Maternidade Terezinha de Jesus. O material dos potes precisa ser vidro com tampa de plástico (semelhante ao de maionese) e os pontos de arrecadação serão: Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450, 7º andar) e DSM.

Durante o evento de abertura das comemorações, na Casa dos Conselhos, às 18h de segunda-feira será apresentada a dança do “Grupo Solidance” e um aulão, ministrado pelo próprio grupo, com ritmos como forró, bolero e samba de gafieira. Quem desejar participar deverá levar um vidro para a coleta de leite. Também no Dia Internacional da Mulher, 8, o Conselho integrará evento promovido pela PJF, que levará para o calçadão da rua Mister Moore, no Centro, serviços de beleza, dicas de moda e saúde para mulheres. Na ocasião, serão distribuídas cartilhas lúdicas, com informações sobre a “Lei Maria da Penha”.

No dia 29, será realizado seminário para discutir “O Papel da Mulher na Sociedade”, às 14h30. Na data haverá apresentações do Coral da Cesama e de street dance, e serviços como agendamento de exames ginecológicos, como mamografia e preventivo. Também serão homenageadas mulheres que se destacaram na sociedade por suas ações em benefício da comunidade. O seminário acontecerá na Casa dos Conselhos.

Artesanato

A Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do bairro Linhares realizará exposição de peças artesanais confeccionadas pela comunidade do bairro e participantes do projeto “Arte Saúde Linhares”, na galeria do PAM-Marechal. O evento vai até o dia 10, das 8h h às 17h, e tem como tema “A Valorização da Mulher”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Estarão expostos para venda trabalhos como bolsas, panos de prato, toalhas, fuxico, biscuit, caixas de madeira e necessaire, entre outros. Os artesãos fazem parte da oficina realizada uma vez por semana na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Linhares, pelos agentes comunitários de saúde (ACS) daquela unidade. Os interessados em participar não precisam se inscrever. Basta comparecerem ao local, às quartas-feiras, sempre às 13h30. O curso tem duração de dois anos.

Com informações da PJF

ACESSA.com - M?s da Mulher ? celebrado com palestras e servi?os em Juiz de Fora