Quarta-feira, 14 de março de 2018, atualizada às 10h23

Câmara entrega Menção Honrosa Vera Faria a 19 mulheres de JF

Da redação

Em comemoração ao mês da mulher, a vai homenagear 19 mulheres que têm atuação nas comunidade de Juiz de Fora. A cerimônia será no dia 28 de março, às 19h30, no plenário do Legislativo. A edição da Menção Honrosa deste ano tem um diferencial: passa a ser denominada Vereadora Vera Faria, primeira mulher eleita na Câmara. A legisladora morreu no dia 27 de janeiro deste ano, quando tinha 100 anos.

A homenagem foi criada por meio de Resolução nº 1.321/2018, proposta pelo presidente da casa, vereador Rodrigo Mattos (PSDB).

Homenageadas

Ana Luiza de Oliveira

Ana Luiza ingressou na PMMG em 1991, como soldado. Nas mais de duas décadas decorridas desde então, ela se graduou Cabo, Sargento e Oficial.

Carla Mara Mendes Piazzi

Carla é Major da PMMG. Formada em Psicologia, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e Dependência Química, atua na assistência psicológica e na formação e reciclagem de profissionais de segurança pública, dentro da PMMG.

Deolinda Simões Falabella

Deolinda vivenciou grande parte da história da cidade  com os próprios olhos. Com 102 anos recém-completados, ela esteve presente em diversos acontecimentos marcantes de Juiz de Fora, como a inauguração do Cine-Theatro Central, em 1929.

Girlene Alves da Silva

Girlene iniciou sua carreira como professora auxiliar.  É vice-reitora e professora da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Mestre pela UFRJ, doutora pela USP e pós-doutora pela UERJ. Trabalhou nos programas de residência em Enfermagem em Saúde do Adulto e Multiprofissional com foco em doenças crônicas não transmissíveis.

Heloisa Angélica Canavese Teixeira Rezende

Heloisa é casada com o empresário Wilson Rezende. Formou-se em odontologia pela UFJF. Mais tarde especializou-se em odontopediatria, completando 30 anos de atuação na área. Heloisa também é empresária.

Irene Alves

Técnica em Enfermagem, trabalhou em vários hospitais como a antiga Cotrel e o “Hospital-Escola. grande atuação na tragédia ocorrida no Bairro Santa Tereza e ajudou a viabilizar o  campo ferroviário deste mesmo bairro, juntamente com a Associação Craques do Futuro.

Lêda Diniz Silva Machado

Lêda é formada em Pedagogia e é pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão Democrática.  Na área social, atua junto ao gabinete do marido, Dep. Estadual Missionário Márcio Santiago, em assistência às demandas de diversas associações que desenvolvem trabalhos de relevância em Minas Gerais.

Lenir Maria de Almeida Lopes

Disponibilidade e força de vontade são algumas das características desta líder. Engajada nas ações sociais de sua comunidade, Lenir ficou à frente da presidência do Bairro Humaitá por cinco mandatos.

Lucia de Fatima Boim Lamas França

Lucia de Fatima sempre esteve à frente da Associação do Bairro Adolpho Vireque, contribuindo com os mais diversos pedidos que chegavam até a associação. Conseguiu inúmeros benefícios para a comunidade, como asfaltamento, instalação de rede de esgoto, circulação de ônibus.

Maria Angélica Rebouças

A odontóloga, advogada, jornalista e publicitária Maria Angélica festeja neste mês de março os seus 36 anos de revista cultural Em Voga. Como colunista,  MarianRiguer inovou e marcou o tempo entre 1982 e 2000 com super promoções, festas e shows, inclusive com renda ou parte dela destinada às instituições de caridade.

Maria da Glória Camargos Pereira

Trabalho e persistência são algumas das particularidades que marcam a trajetória de Maria da Glória. Como concursada, atuou por 40 anos no desenvolvimento do campo, bem como no empoderamento da mulher rural e na geração de emprego.

Maria Luiza de Oliveira Moraes

Maria Luiza é Farmacêutica, Pedagoga e Psicóloga. Exerceu a função de vereadora por três mandatos consecutivos na Câmara de Juiz de Fora.

Marlene Cavalcante da Silva

Marlene chegou a Juiz de Fora em 1995 e, desde então, desenvolve diversas ações sociais por meio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Juiz de Fora -  Missões. É bacharel em Direito e responsável pelo braço de assistência social da instituição.

Miriam Maria Ramalho

A socióloga Miriam Ramalho atua na área educacional há 23 anos. Atualmente é diretora da Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa, onde realiza projetos com a comunidade escolar de integração, socialização e aperfeiçoamento estudantil.

Miriam Neder de Assis Falce

Miriam  é administradora e atua como gerente do Departamento de Controle, Defesa e Proteção Animal do Demlurb. Com mais de 30 anos de experiência como militante na garantia dos direitos dos animais, Miriam coordena com excelência a política pública de proteção animal do município, que conta com ações como o serviço de resgate, tratamento e adoção de animais, o Castramóvel e o Canil.

Nathalia Braga

Nathalia Braga é nutricionista, pós-graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase, Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à idade e pós-graduanda em BioFisica Quântica, Ortomolecular e Fitoterapia.

Norma Lucia da Silva

Norma, há 40 anos, dedica sua vida a trabalhos sociais para pessoas carentes.

Olívia Evangelista Braz

Há 18 anos, Olívia Evangelista é pastora titular da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Belo Horizonte. Há cinco anos é coordenadora estadual do Grupo Missionário de Mulheres.

Selma Maria de Oliveira Toledo

Graduada em Direito pela UFJF, Selma assumiu a magistratura mineira em 1978, em Guaranésia. Em 1985 foi promovida para São João Nepomuceno e, em 1991, foi transferida para Juiz de Fora onde permaneceu atuando até 2007, quando se aposentou.