|
:::09/02/2006
Anos começam e terminam, pessoas vem e vão. Clientes entram e saem do meu
consultório de Terapia Holística, mulheres choram e riem, casamentos começam
e terminam, meninas e meninos crescem e florescem, e o discurso é sempre o
mesmo. O sexo! Que coisa linda, que coisa feia, que delícia, que nojeira, que bom que ruim, faz bem, faz mal, é pecado...
Vamos falar a verdade. Mais uma vez, vamos bater na mesma tecla. A ciência já provou que só faz bem, os médicos recomendam, a espiritualidade mais esclarecida e iluminada aprova, então, porque tantas pessoas ainda insistem em combater, recriminar e discriminar a prática do ato sexual?
Porque tantos pais continuam ainda nos tempos de hoje reprimindo suas filhas quanto a se descobrirem sexualmente, porque ainda não passamos da era da proibição para a era da informação e do esclarecimento?
Porque não vemos o sexo assim como a comida, o esporte, a bebida as drogas e tantas outras coisas as quais simplesmente discutimos sobre a qualidade do seu uso? Por exemplo: Como fazer sexo, reconhecer tipos de pessoas em quem podemos confiar para fazer sexo, seus riscos, os abusos, sexo e amor, o melhor momento para começar , sexo e as emoções, etc.
Por que é que a "coisa" tem que ser tão grande e tão perigosa? Por que é que temos que assustar tanto nossas meninas e nossos meninos quando simplesmente poderíamos instruí-los? Por que é que diante dessa nova realidade, dessa nova proposta que está chegando cada dia mais até nós através dos veículos de informação, não lutamos para desfazermos nossos preconceitos e trabalhamos, primeiro a nosso favor, nos permitindo uma vida sexual mais saudável e prazerosa e depois, a favor dos nossos filhos (principalmente as meninas) protegendo-os de uma vida sem graça e sem energia, por não permitirmos a eles nem mesmo a pratica da masturbação?
Pensem se, de verdade, não estamos sendo comodistas e preguiçosos na missão de educar e conduzir suas vidas até a maior idade. Não é porque tentaram nos tirar o direito a este prazer que precisamos fazer o mesmo com as pessoas que geramos.
Além do mais, já está provado também, que a imposição de
comportamento, a falta de explicação sobre os nossos pontos de vista e a
ignorância dos fatos só provoca conseqüências adversas ao que tentamos
plantar.
A falta de educação sobre o sexo não vai impedir as pessoas de fazê-lo. Elas simplesmente vão fazer mal feito. Consegue-se com isto a insatisfação, os exageros, as doenças físicas e mentais, as gravidezes indesejadas, as violências sexuais, os abandonos e as traições.
Tirem as vendas dos olhos, economizem com remédios e anos de terapias para desbloquear o que Deus mandou sem bloqueios.
Sob esta ótica, retirei do livro O Código da Vinci alguns trechos de um capítulo que me chamou bastante atenção. Poucas pessoas no mundo ainda não tiveram a curiosidade ou a oportunidade de ler esta obra que vem sendo indicada a mais de um ano pelas revistas e jornais.
O livro todo é ótimo e curioso. Nada contra as religiões, muito pelo contrário, nada contra a boa conduta moral, muitíssimo pelo contrário, nada contra a Igreja Católica, respeito seus fiéis, mas, prefiro acreditar que Cristo (meu ídolo) era, pelo menos em parte, como o descrito no livro: um homem normal.
|
O Código da Vinci - Importante
Hieros Gamos = Casamento Sagrado - nada tem a ver com erotismo - é
um ato espiritual.
Historicamente, as relações sexuais eram o ato através do qual o homem e a
mulher experimentavam o divino. Os antigos acreditavam que o masculino era
espiritualmente incompleto antes de ter conhecimento carnal do sagrado
feminino. A união física com a mulher era o único meio segundo o qual o homem podia se
tornar espiritualmente completo e chegar a atingir a gnose - o conhecimento
divino. Desde a época de Ísis, os ritos sexuais vinham sendo considerados a
única ponte entre a terra e o céu para o homem. - Em comunhão com uma mulher
o homem podia atingir um instante de êxtase no qual sua mente ficava
totalmente vazia e ele era capaz de ver Deus...
O orgasmo como oração?
É importantíssimo lembrar que o modo como os antigos encaravam o sexo era
totalmente oposto ao modo como o encaramos hoje em dia. O sexo possibilitava
a criação de novas vidas - o milagre dos milagres -, e só Deus podia
realizar milagres.
A capacidade da mulher de produzir vida com seu útero tornava-a sagrada.
Uma Deusa. A relação sexual era a união respeitosa entre as duas metades do
espírito humano - a masculina e a feminina -, por meio da qual o macho podia
encontrar integridade espiritual e comunhão com Deus.
A tradição judaica primitiva envolvia o sexo ritualístico. Dentro do
templo, nada menos que isso. Os primeiros judeus acreditavam que o Santo dos
Santos do Templo de Salomão abrigava não só Deus como também sua poderosa
consorte feminina, Shekinah.
Os homens que buscavam integridade espiritual vinham ao Templo visitar
sacerdotisas - ou "herolulas" -, com as quais faziam amor e experimentavam o
divino através da união física.
Para a Igreja dos primeiros tempos o uso do sexo pela humanidade para
comungar diretamente com Deus representava uma séria ameaça à base de poder
católica.
Aquilo deixava a Igreja de fora, debilitando o status que ela mesma se
atribuíra de único caminho para Deus. Por motivos óbvios, a Igreja fez de
tudo para demonizar o sexo e reinterpreta-lo como um ato pecaminoso e
repulsivo. Outras religiões importantes fizeram o mesmo.
É surpreendente que nos sintamos divididos com relação ao sexo? Nossa
herança milenar e nossa própria fisiologia nos dizem que o sexo é natural -
um caminho muito seguro para a gratificação espiritual -, mas, mesmo assim,
a religião moderna deprecia o sexo, considerando-o vergonhoso, ensinando
-nos a temer os nossos desejos sexuais como se fossem inspirações
demoníacas.
Fonte: Trechos retirados na íntegra do livro "O Código da
Vinci, de Dan Brown" - Ed: Sextante.
|
Bom pessoal, esta era mensagem que eu gostaria de passar este mês. De quebra, fiquem aí com uma ótima dica literária. O livro ainda faz menção a vida conjugal de Cristo, à sua paternidade, ao verdadeiro papel de Maria Madalena na História, às ações do Opus Dei e do Vaticano (curiosíssimo!), além de ter um romance dentro de uma aventura e um suspense policial fantásticos.
Muita Luz!
Clique aqui e mande sua sugestão sobre esta coluna
Jussara Hadadd é
terapeuta holística,
especializada em sexualidade
Saiba
mais, clicando aqui!
- 23/02/2006 » Cidadania verde e amarela
- 20/02/2006 » Depressão pós-parto - Nem toda tristeza e choro da mãe depois do nascimento do bebê significa depressão pós-parto. Preste atenção nos sintomas!
- 16/02/2006 » Pintura de carimbo - Aprenda a técnica de pintura original, ensinada pelos pacientes do projeto Trabalharte, do Casa Viva
- 10/02/2006 » Camisinha feminina e masculina - A feminina protege ainda mais, porque envolve todo órgão genital da mulher, diminuindo contato pélvico com o parceiro
- 09/02/2006 » Maquiagem corporal - As pinturas corporais são sucesso no Carnaval. Em Juiz de Fora, um especialista ensina os truques desta arte
- 03/02/2006 » Síndrome da Cinderela e do Peter Pan - Ela quer encontrar o príncipe encantado, casar, ter filhos e ser feliz pra sempre. Ele quer bagunça, festa e foge da responsabilidade...
- 06/02/2006 » O Chic do Inverno
- Leia mais matérias em arquivo...

