Jussara Haddad Jussara Hadadd 10/04/2007

O lado bom da rotina

Ilustra??o de um casal deitando na cama ? quase que rotineiro ouvir algu?m dizer que est? cansado da rotina da sua vida. Entre os casais ent?o esta talvez seja a maior queixa.

"Meu relacionamento est? desgastado, caiu na rotina", dizem. "N?o temos mais est?mulo, a vida sexual est? cada dia mais morna. N?o dan?amos, n?o viajamos n?o nos amamos mais com a mesma intensidade".

A bem da verdade, em uma an?lise bem simples, os casais que vivem a procurar subterf?gios para a sua conviv?ncia talvez n?o se completem mais. Bum! J? pensaram sobre isto? Tentativas para se darem bem, na realidade pode significar que j? n?o t?m mais nada em comum ou at? que nunca tiveram. A paix?o que envolve os casais nos primeiros momentos do seu relacionamento pode gerar esta grande confus?o. Bom, mas esta ? s? uma possibilidade e ? coisa para se analisar com calma.

O que eu quero mesmo dizer ? que a rotina dos casais que se amam tamb?m tem o seu lado bom. E com um pouquinho de aten??o eles poder?o tirar proveito disso.

Como assim?

Pensem bem: O primeiro encontro ? uma explos?o, um fogo louco onde, aparentemente, tudo de bom pode acontecer para os dois. Mas voc? j? ouviu algu?m dizer que tamb?m foi constrangedor? Pois ?, isso acontece muito quando a rela??o est? cercada de envolvimento e de inten??o de compromisso. Os dois n?o se liberam totalmente e no af? de agradar o parceiro fazem um monte de coisas que nem queriam de verdade. Ou ent?o n?o exploram todo o seu potencial com receio de assustar o outro. E v?o prosseguindo mesmo assim.

Quando acertam os ponteiros, ou pelo menos um acha que est? tudo bem, se unem definitivamente. V?o morar juntos e... Caem na rotina! E no lugar de tornarem isto um grande benef?cio para a rela??o, aparando as arestas, acertando as diferen?as, quando a coisa deveria estar ficando boa de verdade, come?am a inventar motivos para reclamarem da monotonia de suas vidas. Apontam defeitos, declaram suas frustra?es, acomodam-se e coisas desse tipo.

Coisa de maluco, n?o ? mesmo? Voc?s n?o devem estar entendendo nada.

A coisa deveria funcionar mais ou menos assim: Ao superarem todas as dificuldades relativas ?s diferen?as e diante de uma maior confian?a e ainda ao se verem ?ntimos, os casais deveriam aproveitar para confiarem ao parceiro os seus desejos mais secretos. Deveriam tamb?m posicionar o outro quanto ao que mais lhe agrada como, por exemplo, um toque ou um cheiro ou um beijo em local onde fica mais excitado. A liberdade gerada pela intimidade permite express?es e palavras mais quentes sem que nenhum dos dois se sinta ofendido. Permite toques mais ousados e mais vigorosos, gemidos e sussurros mais libertos. Permite ficar mais sem vergonha sem que o outro duvide da sua integridade moral.

Permite testar as posi?es mais adequadas aos corpos dos dois. Afinal, as pessoas nem sempre tem o mesmo tipo f?sico e dependendo do n?vel de comunica??o entre eles, estas diferen?as f?sicas podem atrapalhar bastante. O casal que se comunica nesta hora encontra facilidade para encaixar seus corpos e desfrutar das del?cias do sexo com muito mais intensidade.

Outro fato interessante ? o hor?rio do dia em que os dois est?o mais dispostos para transar. Ela gosta mais a noite e ele mais pela manh?. Sendo assim nada como cada um ceder um pouquinho as suas prefer?ncias ao inv?s de radicalizar e se achar no direito de exigir do outro que sempre aconte?a do mesmo jeito ou na mesma hora.

As fantasias tamb?m podem ser reveladas sem susto pelos casais que se d?o bem e s?o resolvidos e dispostos a se fazerem felizes. Na hora da cama vale tudo, desde que seja um acordo entre os dois e que isto se estabele?a em uma sess?o de conversa franca, cercada de carinho e inten??o verdadeira de fazer o outro feliz e de ser feliz nos bra?os dele.

O casal integrado, ?ntimo e que usufrui de uma rotina favor?vel tem a liberdade de sugerir um ao outro que se cuidem, que fa?am gin?stica, que emagre?am ou que engordem, que cuidem do cabelo, etc.

Hoje em dia, at? as quest?es como a impot?ncia e a disfun??o er?til podem ser vistas e resolvidas com menos desgaste. O casal que compartilha uma intimidade sincera, conversa sobre o assunto e opta junto por uma alternativa qualquer que venha favorecer os dois na hora do amor, como por exemplo, o uso de um rem?dio para que o homem tenha melhor ere??o, sem que com isto a mulher se sinta humilhada ou rejeitada.

Eles t?m a certeza de que o problema n?o passa pelos dois. Ou ent?o o uso de lubrificantes, porque ela j? n?o produz mais seus mucos naturais, sem que ele pense que ele n?o ? mais capaz de excit?-la. Ou ainda os exerc?cios que fazem com que os dois tenham m?sculos dos membros sexuais tonificados e virilidade garantida. Estas descobertas devem compor um ambiente alegre e cheio de expectativas para os dois. ? uma curti??o, muito ao contr?rio do que se pensa.

O que mais permitiria tanto entendimento se n?o uma rotina saud?vel a dois.

Uma rotina n?o precisa ser necessariamente chata e sem emo?es. N?o precisa ser med?ocre. Ela pode ser uma rotina de constantes novidades, desde que exista vontade para tanto. Por que estagnar quando se pode crescer? N?s somos o que queremos ser e est? em nossas m?os sermos felizes e vivermos uma vida coroada de alegria e prazer.

Porque casais que se amam tanto est?o perambulando por a? em busca de aventuras e novidades em pessoas estranhas, perigosas e incapazes de satisfazerem seus desejos. Vivendo fantasias vazias e frustrantes, quando simplesmente poderiam estabelecer para eles dois, maneiras de se relacionarem melhor?

Combatam a hipocrisia, a competividade e a animosidade dentro da rela??o de voc?s. N?o se deixem levar por valores superficiais e influ?ncias externas que possam amea?ar todos os sonhos que j? tiveram um dia.

O que voc?s fariam para viver intensamente uma rela??o fortuita? Quanto trabalho, tempo, artif?cios e artimanhas despenderiam ou inventariam para agradar a um amante paralelo sem a certeza de satisfa??o garantida?

Fa?am tudo isto por voc?s!


Clique aqui e mande sua sugest?o sobre esta coluna

Jussara Hadadd ? terapeuta hol?stica,
especializada em sexualidade
Saiba mais, clicando aqui!