Futebol Feminino em Juiz de Fora

Por

Benfica dá novas esperanças ao futebol feminino de JF Bons resultados de time profissional dão força para jogadoras da cidade e deixa orgulhosos moradores de um dos prinicpais bairros da Zona Norte

Thiago Werneck
Repórter
26/11/2007

Você sabia que Juiz de Fora tem um campeonato de Futebol Feminino? Isso mesmo. São sete equipes que disputam o título de campeão de Juiz de Fora e região, em torneio organizado pela Liga de Futebol de Juiz de Fora. E para essas meninas o sucesso do Benfica tem dado uma ajuda importante para que a modalidade ganhe visibilidade e reconhecimento.

Com pouco investimento e apoio para o futebol feminino, a jogadora Cintia Heloísa (foto ao lado), destaca que a presença e o sucesso da equipe feminina em Juiz de Fora dão força extra ao esporte. "Além de divulgar nosso esporte em toda cidade, elas nos representam no futebol do município", acredita.

Para a jogadora, ver de perto duas atletas que representam a seleção brasileira é uma motivação a mais para entrarem campo. "Jogo no Fluminense e no futsal do Tupi e vir aqui ver a Ester e a Kelly é um atrativo a parte. Devargazinho, acredito que isso pode trazer mais mulheres para o futebol feminino", avalia Cintia.

A boa repercussão da vinda das jogadoras para o Benfica é sentida também pelos moradores do bairro. "A imagem de Benfica é de ser um bairro violento, com tráfico de drogas e roubos. Agregar esporte ao nome do bairro é importante e nós moradores ficamos mais unidos para incentivar a equipe nesse tempo em Juiz de Fora", diz Marilene Alves Moreira Alves.

Apreciadora do futebol ela levou toda família para acompanhar o último jogo da equipe em Juiz de Fora. "Acho que o futebol enriquece muito nosso bairro e vim dar uma força para as meninas já que elas representam Benfica. Estamos com muito orgulho do time".

Os amigos André Gama, Geraldo Werneck e João César aproveitaram a quinta, dia 22 de novembro, livre, para acompanhar as meninas no Estádio Municipal. Para André só com o reconhecimento da torcida as meninas podem ter um bom futuro no futebol. "A CBF só investe no jogo dos homens, e elas têm competência para jogar e fazer bonito. Times como o do Benfica só engrandecem nosso esporte e fazem o torcedor se acostumar com o futebol feminino", observa.

Para Geraldo, a oportunidade de ver duas jogadoras da seleção representando Juiz de Fora já deve ser considerado uma grande vitória para o esporte na cidade. "Elas têm um futebol bonito e duas atletas que são vice-campeãs mundiais com o Brasil. Não dá para perder um jogo desse, pena que elas não sejam valorizadas da forma que merecem".

Também apreciador do futebol feminino, João César engrossou o coro a favor desse apoio das mulheres na modalidade. "Toda pratica esportiva é bem vinda e benéfica para um município. Válida essa experiência e agora vamos torcer para que elas sejam campeãs em Brasília. A torcida compareceu em pequeno número, mas está dando um bom apoio hoje", comenta.

A recepção da torcida foi a melhor possível para as jogadoras. Quem garante é atacante Kelly (foto abaixo), que ao lado de Ester defende a seleção brasileira. "Foi o local onde fomos melhor recebidas. Estávamos no Rio e também já passamos por Ribeirão Preto, mas Juiz de Fora fomos muito bem acolhidas", garante.

A atleta diz que o grupo vai lutar para disputar a final e trazer a partida para Juiz de Fora. "Senti muito o carinho da torcida. Nosso time vai fazer o possível e impossível para trazer o título para Juiz de Fora. Aqui fomos valorizadas e gostaria muito que a final fosse aqui". Os jogos das fases finais vão todos disputados em Brasília.

A competição

O Benfica estréia na fase de grupos contra o América-RJ, nessa quinta-feira, dia 29 de novembro. São três jogos entre quatro times da chave e os dois melhores avançam para semi-final. O último jogo é contra o Mato Grosso do Sul, dia 4 de dezembro.

A equipe viaja nessa semana para Brasília, onde começa a se preparar para a fase decisiva. A semi-final acontece dia 6 de dezembro e a finalíssima domingo dia 9 de dezembro.

No outro grupo estão São José/SP e Botucatu/SP, times que aguardam a definição de mais dois adversários. Internacional/MA contra Genus/RO e São Francisco/BA versus Tiradentes/PI definem duas vagas. Um deles vai para o grupo do Benfica, outro se junta ao grupo das equipes paulistas como um dos melhores segundo colocados.