Artigo
Networking, uma poderosa ferramenta
::: 20/08/2003

Recentemente, em um dos in?meros e-mails recebidos diariamente, havia um que trazia "pensamentos filos?ficos" contempor?neos de um " dito cujo" que, no m?nimo, deve ter algum grau de parentesco com o famoso seu Creysson. Entre os pensamentos, alguns impublic?veis neste espa?o, um me chamou bastante a aten??o. Dizia: "O importante n?o ? saber, mas sim ter o telefone de quem sabe". Por mais que a inten??o tenha sido debochar, a cita??o traz em seu cerne um conceito muito importante para o profissional atual: Networking - rede de trabalho ou rede de contatos ou ainda rede de relacionamentos.

Nunca em outro momento da hist?ria da humanidade as mudan?as foram tantas e t?o r?pidas. Assustados e sem saber onde tudo isto vai dar, n?o temos tempo para ficarmos pensando em muitos destes aspectos. A cada momento novos conceitos s?o formulados. O que era novo fica velho. No meio de tudo isto, l? estamos n?s, sempre tendo que nos atualizar. Ou seja, para tentarmos reagir temos a cada dia buscado um upgrade de tecnologia e de fontes de informa??o como a internet, revistas, jornais - hoje j? n?o basta ler apenas um. Fazemos v?rios cursos de aperfei?oamento e atualiza??o. Tudo isto tem muito valor. Por?m h? um outro recurso que poucos usam devidamente.

Na maioria, aqueles que o praticam o fazem sem saber, ou de maneira pouco "especializada". Este recurso s?o as redes de relacionamentos, ou seja, aqueles nossos contatos que podem nos manter informados, que abrem oportunidades a termos acesso r?pido ? poss?veis solu?es.O assunto ? t?pico fundamental em qualquer curso ou palestra de Marketing Pessoal. As redes de relacionamentos s?o onde multiplicamos nossas possibilidades dando e recebendo informa??o, conhecimento e oportunidades, pode ser descrita com base no antigo conceito de sinergia onde o todo ? maior que a soma das partes.

Voc? tem uma rede de contatos e relacionamento que contribua eficazmente para o seu sucesso profissional? A maioria responder? que n?o. E entre estes h? aqueles que o fazem sem se dar conta. Ent?o o que ? preciso para voc? estruturar e usar esta poderosa ferramenta? Normalmente faltam: a) dar conta do que realmente isto significa e o que pode agregar ? sua vida profissional e b) como faz?-lo adequadmente.

Vamos ent?o ? primeira parte: significado e valor. Em seu livro Intelig?ncia Emocional, Daniel Goleman coloca como um dos "ingredientes" essenciais de sua teoria a aptid?o social (ou habilidades sociais).Ele define o termo como "a bela arte dos relacionamentos que nos permitem moldar um encontro, mobilizar e inspirar outros, vicejar em rela?es ?ntimas, convencer e influenciar , deixar os outros ? vontade". Coloco esta quest?o, visto que ilustrativamente, Goleman conta uma pesquisa feita na Universidade de Harvard, sobre os alunos mais bem sucedidos profissionalmente. Para surpresa dos pesquisadores, os mais bem sucedidos n?o eram os alunos de melhor aproveitamento acad?mico. Em nova pesquisa para descobrir os motivos desde resultado, verificou-se que um dos fatores de sucesso era a capacidade de formar uma rede de relacionamentos que abria a estes acad?micos um maior n?mero de oportunidades. Acredito que um fato endoce o outro. Nossa capacidade de formar esta Network e ? claro, mant?-la ? um fator muito importante que nos permitir? proje??o, informa??o e, at? mesmo, bons programas (entretenimento, embora isto n?o venha ao caso aqui). Como o ditado nos diz, ningu?m ? uma ilha. Para conseguirmos manter-nos no "circuito" ? preciso construir uma rede de amizades e relacionamentos, onde podemos ajudar e ser ajudados. Devido a crescente complexidade das tarefas ? dif?cil uma ?nica pessoa reunir todos os requisitos ou conhecimentos necess?rios ? sua execu??o.

Vamos a alguns exemplos pr?ticos. Quem ainda n?o passou pela situa??o de ver algo realmente importante, se n?o urgente, entravado na burocracia de alguma reparti??o p?blica ou privada. E se nesse caso tivessemos um contato, uma pessoa que pudesse influenciar em nosso favor. Ou mesmo algu?m que possa interceder por n?s junto a outro conhecido naquele setor. Imagine agora voc? em outra circunst?ncia delicada e n?o menos urgente. De repente voc? liga para aquele amigo que voc?, em outra ocasi?o, t?o solicitamente o ajudou. N?o ? uma quest?o de troca. Mas, se voc? ajudou e foi ?til a algu?m, mesmo que desinteressadamente, ? muito prov?vel que haja reciprocidade por parte dele. A? ent?o... problema resolvido ou ao menos bem encaminhado. Podemos citar tamb?m aquele integrante de nossa rede que nos avisa de uma oportunidade (trabalho, contrato, promo??o, etc.), ou mesmo aquele que "d? um toque" no conhecido que far? a entrevista de emprego ou a triagem dos curr?culos para "aquela" vaga. Ou ainda, aquele contato que pode dr a refer?ncia ou o " empurr?o que faltava para fecharmos aquele grande neg?cio. Creio que estes exemplos j? lhe deram o significado e o convenceram do real valor de estruturar e manter uma rede de contatos.

Mas, cuidado. O Networking n?o deve ser confundido apenas como um agrupamento para troca de favores e interesses. N?o ? a personifica??o do QI (leia-se quem indica). ? nesse ponto que muitos profissionais pecam grosseiramente. Se ? ou era isto que voc? pensava, bem, me permitam o pl?gio, mas est? na hora de voc? rever seus conceitos. Quem leva a pr?tica do Networking para este lado corre s?rios riscos de v?la, em determinado momento, trabalhando contra a sua imagem e n?o a favor. E ? isso que abordaremos em nosso pr?ximo artigo. Ser? nosso t?pico n? 2: o passo a passo para montar e manter sua rede de relacionamentos. At? l? tente enumerar por escrito sua rede atual. Isto servir? como um ?timo exerc?cio e adiantar? bastante nossa pr?xima etapa.

N?o espere. Fa?a melhorar.


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida sobre mercado de trabalho com
o consultor Eduardo Santos.