Artigo
A possibilidade de se realizar um curso superior no Brasil atualmente - o Prouni


:::27/12/2005

Em um pa?s em desenvolvimento como o Brasil, as pessoas necessitam melhorar sua qualifica??o para obter um melhor n?vel de sal?rio, diferentemente de pa?ses desenvolvidos, onde a vontade de cada um, dado seus talentos e habilidades, prevalecer?, e com uma diferen?a salarial n?o t?o significativa.

As oportunidades atuais para se fazer um curso superior s?o diversas, e muitas vezes a falta de esclarecimento da popula??o impede que aproveitem-nas. As in?meras ofertas de institui?es particulares devem ser estudadas isoladamente, e o pre?o da mensalidade n?o dever? ser considerado como um fator comparativo entre estas, mas sim, a qualidade de ensino ofertada por estas. Facilidades como o FIES - Programa de Financiamento Estudantil (financiamento realizado pela Caixa Econ?mica Federal) - , e o Prouni - Programa Universidade para todos - devem ser estudadas e observadas distintamente pelos interessados em fazer curso superior.

Abordarei informa?es acerca o Prouni, por ser coordenadora deste programa em uma das institui?es na cidade que ? filiada ao Prouni. O Programa Universidade para todos n?o ? um financiamento estudantil, ele concede bolsas a alunos que atendam a alguns requisitos b?sicos: ter feito o Exame Nacional do Ensino M?dio - ENEM; ter cursado todo o Ensino M?dio em escola p?blica (ou particular na condi??o de bolsista integral, devidamente comprovado) e comprovar renda per capita de cada membro familiar de, no m?ximo, 1 (um) sal?rio m?nimo e meio (R$ 450,00), para concorrer ? bolsa integral, ou comprovar renda per capita de tr?s sal?rios m?nimos (R$ 900,00) para cada membro da fam?lia para concorrer ?s bolsas parciais de 50%.

As inscri?es est?o abertas em todo pa?s at? o dia 02 de janeiro de 2006, e os interessados dever?o entrar no site do programa para poder preencher as informa?es necess?rias para este fim. No site, os interessados poder?o verificar o n?mero de bolsas oferecidas por estado brasileiro, institui?es que s?o filiadas e quais cursos poder?o tentar concorrer a esta bolsa. Quaisquer d?vidas, o governo disp?e o telefone: 0800-616161 para tir?-las. Al?m disso, as institui?es filiadas ao Prouni dever?o disponibilizar acesso ao programa do governo para que o candidato possa efetuar sua inscri??o.

As bolsas s?o concedidas por todo o per?odo do curso, desde que o aluno semestralmente comprove um desempenho acad?mico de 75% de aproveitamento. Do contr?rio, realmente perde a bolsa concedida. No entanto, a possibilidade de estudar com uma bolsa integral ou parcial (50%) realmente ? um incentivo ? popula??o, ?queles que realmente querem se qualificar para melhorar suas condi?es de vida. Lembro ainda que para aqueles que conseguirem as bolsas de 50%, o governo prioriza a estes o FIES, para que possam financiar parcela do que dever? pagar para seus estudos. A finalidade realmente ? melhorar a qualifica??o do povo brasileiro, t?o prejudicado em diversos aspectos s?cio-econ?micos. Desejo boa sorte aos candidatos desta bolsa, e bom estudo para todos!!!


M?rcia Medeiros Mota ? mestre
em Economia Aplicada pela UFV graduada
em Ci?ncias Econ?micas pela UFJF


Sobre quais temas (da ?rea de economia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A economista M?rcia Medeiros aguarda suas sugest?es no e-mail negocios_economia@acessa.com.