Isen??o para ind?strias que se instalarem em JF Benef?cio ? de dez anos com isen??o de IPTU, ISS e ITBI
e vale at? o dia 31 de dezembro de 2008



Thiago Werneck
Rep?rter

As empresas e ind?strias que se instalarem em Juiz de Fora at? o dia 31 de dezembro de 2008 v?o ter isen??o do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Servi?o de Qualquer Natureza (ISS/QN) e Imposto de Transmiss?o de Bens Im?veis (ITBI), durante dez anos.

A lei foi sancionada nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, pelo prefeito de Juiz de Fora Alberto Bejani, com o objetivo de atrair ind?strias para a cidade. A id?ia surgiu ao perceber a situa??o da vizinha Matias Barbosa. "L? em Matias eles conseguiram levar grandes ind?strias com esse tipo de incentivo. N?s vamos oferecer isen??o tamb?m do ITBI e, por isso, vamos ficar com um benef?cio a mais. Al?m do qu?, temos uma infraestrutura e localiza??o estrat?gica melhor que Matias", destacou o prefeito.

Cria??o de um p?lo tecnol?gico
Junto com o lan?amento da medida de incentivo fiscal, o prefeito destacou que agora est? atr?s de parcerias para construir em Juiz de Fora um P?lo Tecnol?gico. "Esperamos o investimento de alguma empresa privada, j? que com o poder p?blico n?o conseguimos nada. Cansei de fazer reuni?es com o governo e n?o chegar a ponto nenhum. Agora busco uma outra alternativa para termos esse p?lo tecnol?gico. A ?rea j? temos: em frente ao Parque da Lajinha de 30 mil metros quadrados", explica.

Foto de leite Segundo Bejani, as negocia?es j? est?o abertas com uma grande empresa do pa?s. "Neste p?lo tecnol?gico cabem 30 empresas e n?o vou mais esperar o apoio do estado e da UFJF. As negocia?es est?o em andamento, mas n?o posso revelar o nome da empresa. S? posso dizer que ela ? do setor de telefonia, tanto do setor fixo quanto m?vel",revelou.

Para conseguir o isen??o fiscal a empresa deve entrar em contato com a Secretaria de Turismo, Ind?stria e Com?rcio de Juiz de Fora. Quem explica o procedimento ? o secret?rio da pasta, Ricardo Luiz Monteiro Francisco (foto acima). "O empres?rio vai nos procurar e vamos averiguar qual o melhor lugar para ele instalar sua empresa", revela.

A ?rea do Parque Tecnol?gico e dos bairros Milho Branco e Industrial t?m prefer?ncia, mas de acordo com Ricardo n?o h? nada definido. "Se o empres?rio tiver interesse, vamos atr?s de uma ?rea na cidade onde ele possa implantar seu neg?cio", relata. De acordo com o Secret?rio, v?o ser avaliados os benef?cio para comunidade. As ind?strias e empresas de todos os segmentos podem receber o incentivo, desde que respeitem as normas da legisla??o.