Fernando Agra Fernando Agra 13/09/2014

Você é superavitário ou deficitário?

Prezados(as) leitores(as), como andam as suas finanças pessoais? Você é superavitário (gasta menos do que ganha e assim, consegue poupar para crescer de patrimônio, aproveitar as oportunidades que aparecem, atender aos desejos, além das necessidades, bem como para fazer face a uma despesa imprevista) ou é deficitário (gasta mais do que ganha, vive eternamente insatisfeito, está sempre endividado e sequer sabe quanto paga de juros)?

Se você é superavitário, ótimo! Continue assim, pois você é considerado inteligente financeiramente. Você faz o dinheiro trabalhar para você. Com certeza, sua qualidade de vida é melhor. Na sua família deve haver diálogos sobre dinheiro. Vocês fazem planejamento da viagem a realizar nas próximas férias.

Entretanto, se você se enquadra na situação de deficitário, muito cuidado, pois nos últimos meses, as taxas de juros têm aumentado, conforme observado no quadro 1. Isso quer dizer que se você continuar a gastar mais do que ganha, suas dívidas crescerão num ritmo maior e em algum momento você "quebrará". Sua primeira empresa, que são as suas contas pessoais, pedirá falência. E aí, o que fazer para sair de uma situação deficitária e tornar-se superavitário?

Quadro: Evolução das taxas de juros de algumas modalidade de financiamento.

quadroFonte: Elaborado a partir de ANEFAC (2014) e Banco Central do Brasil (2014).

O primeiro passo é saber quanto se deve e a quem se deve e buscar negociações. Uma alternativa é trocar uma dívida que cobra juros mais altos por outra que possua juros mais baixos e tenha parcelas fixas. Aí você estanca a sangria dos juros de todas as dívidas e concentra o pagamento mensal fixo em apenas uma fonte de financiamento, agora com juros mais baixos. E durante esse período, você e sua família devem consumir somente o necessário e não se endividarem desnecessariamente até que tudo seja pago.

A partir daí, você entrará numa vida nova, agora superavitária, e gozará dos benefícios que escrevi no primeiro parágrafo. E uma vez provada dessa nova vida, você, com certeza, perceberá o quão a educação financeira é importante para melhorar a qualidade de vida sua e de sua família. Siga os meus conselhos e depois me mande um e-mail contando como a sua vida melhorou (agra.fernando@gmail.com).


Fernando Antônio Agra Santos é Economista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Professor da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor licenciado da Fundação Educacional Machado Sobrinho, todas as instituições em Juiz de Fora - MG. Também é economista do Centro Regional de Inovação de Transferência e Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O autor ministra palestras, para empresas, na área de Inteligência Financeira, Gestão de Pessoas, Relacionamento Interpessoal, Marketing Pessoal e Gestão do Tempo. É autor do livro "Crédito Rural e Produtividade na Economia Alagoana" pela EDUFAL. É colunista do Portal ACESSA.com e coautor de artigos na Folha de São Paulo on line (com o colunista Samy Dana, Professor da FGV - SP).Saiba mais clicando aqui.