Andre Salles André Salles 26/02/2014

Uma ponte para o processo seletivo

ConcursosImportante ter claro, quando vamos admitir um funcionário, o fato de que os níveis relativos à qualificação do empregado deverão coincidir com os níveis do empregador/empreendedor (relativos à empresa): identidade, relações, processos e recursos. Segundo Jair Moggi & Daniel Burkhard, o nível de identidade da empresa está relacionado com os valores, a cultura e o caráter da empresa; o nível das relações está ligado à comunicação, acolhimento e outros; o nível dos processos, científico e controlável, é onde acontece a produtividade e a qualidade dos produtos (dedicação) e serviços e o nível de recursos está ligado aos benefícios materiais que a empresa oferece.

O processo seletivo sempre ocorre de forma dinâmica, por isto precisa ser cuidado. Quando bem conduzido ("tratamento dos pensamentos que antecedem ao processo"), contemplará o desenvolvimento da empresa nos quatro níveis acima indicados estabelecendo um raport entre o contratando e o contratante. Portanto, é quando da "entrevista inicial" que o Psicólogo do Trabalho realizará esforços no sentido de integrar (fazer uma ponte) os níveis psicológicos do contratando e os níveis administrativos da empresa. Partimos sempre do pressuposto de que a empresa "sempre se desenvolverá" se alocarmos profissionais integrados com seus respectivos níveis administrativos.

Durante a "entrevista inicial", técnica decisiva de um processo seletivo, o Psicólogo do Trabalho se transforma em um verdadeiro "pesquisador concentrado" em busca dos elementos psicológicos do candidato os quais contemplem as dimensões administrativas da empresa. Este processo dinâmico, quando realizado por um Psicólogo, de forma planejada e consciente, terá o benefício de integrar as necessidades administrativas da empresa com aquilo que comumente "não se vê" e que muitas vezes "pensa que se vê", ou seja, o complexo nível psicológico do contratando. Existem boas razões no âmbito psicológico para que o Administrador não realize esta entrevista sem a ajuda de um Colaborador que não esteja inserido no próprio ambiente da empresa.

Tomemos como exemplo uma possível integração (ponte) entre o nível de identidade da empresa e o nível de identidade do contratando. Em sua pesquisa concentrada e técnica o Psicólogo consegue por meio de recursos da Psicologia uma aproximação maior entre o nível psicológico de identidade do contratando e o nível de valores e cultura da empresa "que contemple uma simpatia entre eles". Um possível integrativo resultado, se admitido for, seria o empregado se sentir identificado com os valores, cultura e ideais da empresa. Quando de seu trabalho, então, este funcionário estará expressando em seus pensamentos, sentimentos e ações motivos por algo que já está nele, em sua essência – sua própria "vocação". Assim dizemos que o empregado está "motivado". O resultado desta aproximação seria um relacionamento e uma comunicação sem ruídos entre empregado e empregador, isto é, sem maiores conflitos no nível de "identidade" e ideais dos diretores empresários.


André Salles é Bacharel em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Pós-Graduado Latu-Sensu em Psicologia Fenomenológico-Existencial pela PUC-MG; Mestrado em área de Concentração Filosófica pela UFJF; Formação em Docência pelo DETRAN-MG - atuou como Professor e pesquisador em Psicologia Aplicada em Centros de Treinamentos de Condutores na cidade de Juiz de Fora; Foi Educador em disciplinas de Psicologia e Filosofia na Faculdade Sudeste de Minas – FACSUM; Conselheiro Administrativo em Psicologia do Trabalho junto ao Instituto Joaquim Soares de Oliveira, na cidade de Santos Dumont - MG; Detentor de Cargo Público do Governo Federal, onde atua em serviços Técnicos na área Operacional de Gestão de Pessoas, desde o ano de 2001; Psicólogo do Trabalho e Psicólogo Clínico vinculado à Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos; Curso em Formação Antroposófica e Educação Waldorf – Foundation Courses and Waldorf Certificate Program - pelo Sophia Institute – US. Saiba mais clicando aqui.

ACESSA.com - Uma ponte para o processo seletivo