Artigo
Vender n?o ? mais para amadores...
:::05/04/2004

A profundidade de nosso conhecimento
determina a qualidade de nossas id?ias
e o n?vel de nossa ignor?ncia
(Autor desconhecido)

Vis?o Geral
Em artigos anteriores comentamos da necessidade do aprimoramento em todas as atividades, na import?ncia do treinamento cont?nuo e na determina??o de fazer as coisas certas e bem feitas da primeira vez.

O que vemos em muitas empresas nos deixa preocupados com o futuro destas empresas, pois seus vendedores, pelas mais diversas raz?es, deixam muito a desejar ? isto se aplica em todos os segmentos.

O profissionalismo em vendas tornou-se ponto de honra nas mais importantes organiza?es em todo o mundo. S?o tr?s as principais raz?es para esta preocupa??o:

  • A competi??o acirrada e global em todos os setores exige produtos/servi?os de alta qualidade e uma alta qualidade nos relacionamentos;
  • Com o aumento do profissionalismo as empresas reduzem o custo com a rotatividade do pessoal;
  • A prefer?ncia dos clientes ? comprar dos que s?o realmente profissionais em vendas.

    O que encontramos hoje
    A profiss?o de vendedor ? uma das mais antigas e numerosas do mundo e em muitas atividades n?o goza de muito boa reputa??o pois, de forma anti-?tica e anti-profissional procuram enganar o cliente, levando vantagem e perdendo-o para sempre. Por incr?vel que pare?a, muitas pessoas que vendem n?o admitem que a sua profiss?o ? uma profiss?o. Da mesma forma do que outras atividades, a venda ? uma voca??o profissional e s? vencem os que est?o realmente bem preparados para tal.

    De acordo com pesquisa realizada por uma conceituada institui??o que congrega profissionais de vendas e marketing, existem nos Estados Unidos cerca de mais de 16 milh?es de vendedores, por?m os especialistas estimam que apenas 10% possam ser considerados verdadeiros profissionais em vendas.

    No Brasil devido o grande n?mero de empregos informais e n?o existir uma clara defini??o por parte das empresas e identificar quais s?o os seus verdadeiros vendedores e n?o aqueles que atendem ao p?blico e entregam os produtos, n?o sabemos dizer em verdade em quanto somos.

    As apar?ncias enganam
    Muito embora na apar?ncia e na forma de se vestir os amadores e profissionais de venda possam ser confundidos, existem grandes diferen?as pela forma com que conduzem as negocia?es com seus clientes.

    Clique aqui para conhecer as atitutes do bom vendedor

    Muitos amadores n?o conseguem tornarem-se profissionais em vendas porque sua vida profissional n?o tem consist?ncia nem suporte no relacionamento com seus clientes. Muitos profissionais almejam algo mais em suas vidas al?m da vida profissional como por exemplo, dedicarem algumas horas em a?es comunit?rias, escrever um livro sobre suas experi?ncias, pr?tica de algum esporte de forma mais constante ou mesmo ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas de alguma forma.

    Outros estudos mostram que se quisermos saber qual ser? o vendedor, gerente ou diretor de vendas que alcan?ar? os melhores resultados no final do ano, basta observar quem est? revisando e analisando os n?meros atingidos, revisando continuamente as t?cnicas de vendas utilizadas e quem est? buscando melhorar o relacionamento com seus clientes. Com certeza estes ser?o os vencedores.

    Como tornar-se um profissional em vendas
    Com certeza voc? est? questionando: Como poderei sair do est?gio de amador para tornar-me um profissional em vendas ?

    Recomendo comprometer-se com o profissionalismo em vendas. Ao tomar esta importante decis?o na sua vida voc? deve canalizar todo o seu esfor?o para desenvolver o seu perfil profissional e o seu conhecimento.

    Muitas pessoas confundem ocupa??o com profiss?o. Ambas envolvem trabalho, mas se voc? n?o unir o seu trabalho com um comportamento profissional, n?o espere alcan?ar o sucesso. O profissionalismo em vendas exige um comprometimento constante no aprendizado resultando na satisfa??o pessoal e em atraentes ganhos.

    Procure saber dos cursos existentes na sua cidade, nas escolas, nos fornecedores de sua empresa e tamb?m na sua pr?pria empresa ? talvez ela possa patrocinar. Muitas entidades do com?rcio, ind?stria e de presta??o de servi?os promovem cursos b?sicos, intermedi?rios e de maior n?vel para as diversas fun?es de vendas.

    Resumindo, podemos dizer que a venda n?o deve ser encarada como uma ?miss?o imposs?vel? para o vendedor e sim servir de motiva??o para, por meio de um trabalho constante, revisado periodicamente, colocar em pr?tica em pr?tica os seus conhecimentos dos fatores internos e externos que possam afetar o seu mercado ? entenda-se seu cliente e a sua pr?pria empresa.

    Sucesso em seu trabalho de Profissional de Vendas!

  • Conhe?a as atitutes do bom vendedor


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclare?a sua d?vida com rela??o
    aos assuntos de marketing com
    o consultor Roberto Monti.

    Roberto Monti ? consultor de Marketing.
    Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
    Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
    Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000