Artigo
O Crescimento Pessoal e Profissional

::: 05/02/2007

Vis?o Geral

Para a gest?o da empresa moderna, o uso de novos produtos, sistemas, t?cnicas e m?tricas s?o exigidos diariamente da alta dire??o e sabendo aproveitar estes recursos por meio da educa??o continuada ? que conseguiremos que a empresa seja competitiva.

A internet e o uso do computador como ferramenta de trabalho - os processadores de computadores dobram de pot?ncia cada 18 meses - e n?o mais como um luxo ou diferencial pessoal/profissional ocasionou a mudan?a de paradigmas e a maior participa??o em programas de educa??o continuada resultar? em maiores ganhos para o executivo e para a sua empresa. A educa??o ? um privil?gio da minoria e muitas vezes sem a qualidade necess?ria e enfocada somente na realidade brasileira.

O Executivo n?o pode ignorar as profundas e r?pidas mudan?as que est?o ocorrendo no mercado e que sem d?vida, afetam o resultado de sua empresa. Ainda encontramos situa?es que, ao convidarmos uma pessoa para participar de treinamento ouvirmos os seguintes coment?rios: "Uma semana de folga, que bom!" ou "Que droga! isto vai atrasar o meu servi?o" - qual o n?vel de aproveitamento esta pessoa ter? neste curso ou treinamento? J? podemos prever o resultado!!

O que encontramos no mercado
A crise e a recess?o econ?mica, problemas ambientais e a m? gest?o de in?meras empresas, fatos que abalaram a comunidade empresarial internacional, foram transformados em "cases" como um sinal de alerta para que os executivos n?o repetissem os mesmos erros e levassem suas empresas ao naufr?gio. Temas abordando a ?tica, governan?a corporativa, responsabilidade social, meio ambiente, lideran?a, rela?es interpessoais e compet?ncia pessoal agora fazem parte do curr?culo dos cursos de MBA mais procurados atualmente.

Buscar o conhecimento ? o grande objetivo que deve pautar a vida profissional do Executivo. N?o adianta apenas juntar informa?es a respeito de sua profiss?o. O conhecimento ? o resultado de uma criteriosa sele??o das informa?es acumuladas, com a finalidade de melhorar a sua vida, desenvolver a sua empresa e proporcionar qualidade de vida para a comunidade.

? necess?rio mudar
Para incorporar a cultura integrada da inova??o e da excel?ncia ? necess?rio, como dizTom Peters que o executivo saiba dizer "eu n?o sei".

O s?culo XXI ? o tempo da inova??o radical devendo haver uma complementa??o entre empresa & pessoas, o que torna essencial valorizar equipes e compet?ncias. Pesquisas apontam que os executivos encontram-se hoje em meio a milhares de informa?es e atividades das mais simples ?s mais complexas exigindo desenvolver habilidades de mem?ria e de decis?es r?pidas, sendo ao mesmo tempo generalista e especialista.

Muitos procuram ampliar/atualizar seus conhecimentos em cursos no exterior nos quais aumentou o n?mero de participantes, principalmente de empresas m?dias e pequenas.

Algumas caracter?sticas devem estar presentes nestes profissionais tais como: capacidade de trabalhar com a intelig?ncia e pensar grande, conhecimento e disciplina preservando a qualidade de vida, ser criativo para criar o futuro e ser capaz de interagir com os demais participantes da empresa e fora dela - seja simples e objetivo, esta ? a receita.

Devido ? particularidade do nosso pa?s, poucos executivos conseguem a imers?o total em curso de MBA no estilo norte-americano pois, t?m de estudar e gerir a empresa ao mesmo tempo.

A maioria dos executivos teve uma forma??o voltada para o "agora" n?o o habilitando a planejar e a entender o mercado internacional/globalizado. De acordo com especialistas, neste novo mil?nio o conhecimento humano se duplica a cada dois ou quatro anos, ou seja, neste per?odo, por teoria, 50% do que Voc? aprendeu no seu curso de gradua??o ficar? superado. N?o se assuste, isto acontece em qualquer ?rea. A aprendizagem cont?nua ? uma forma de n?o ficar parado no tempo profissional e evitar que a obsolesc?ncia corroa tudo o que Voc? apreendeu at? agora. O ensino tradicional est? direcionado para a transmiss?o de conte?dos de forma mec?nica e n?o incentiva o aprendizado por toda a vida. N?o significa matricular-se em todos os cursos que forem anunciados e sim, aprender a aprender - aprender 24 horas e formar um olhar cr?tico sobre a realidade a sua volta.

Como reagir ?s necessidades profissionais e de mercado?
A f?rmula para que o Executivo consiga reverter esta situa??o ? investir em educa??o continuada. De acordo com pesquisas, as empresas necessitam basicamente de que os executivos detenham um determinado conjunto de conhecimentos, desenvolvam a capacidade de resolver problemas e uma capacidade de lideran?a bem desenvolvida, j? que o importante s?o as pessoas.

O que a Educa??o Continuada pode trazer de benef?cio?
1. Selecione - ? imposs?vel aprender tudo o que ouvir, ver ou ler. Selecione tudo o for ?til e que tenha afinidade com sua atividade;
2. Relacione as informa?es - lembre-se que o conhecimento ter? muito mais valor se aliado a um outro conhecimento;
3. Pesquise - pode envolver a participa??o em uma palestra ou a simples pesquisa em um dicion?rio, internet, saiba onde buscar as informa?es que municiar?o a sua bagagem de conhecimentos;
4. Confira - tudo o que Voc? recebe ou consegue de informa?es deve ser conferido para evitar o uso de dados ultrapassados ou mesmo errados;
5. Priorize - saiba eleger as prioridades da sua empresa para melhor escolher o curso que deve ser feito. Alie um curso que agregue valor para a sua empresa, mas que seja de seu agrado. Assim Voc? aprende com muito mais facilidade e prazer;
6. Onde estudar - n?o se deixe levar pelo status do diploma e sim pelo curso, seja qual for a sua dura??o, que agregue valor ao seu conhecimento profissional, pessoal e que proporcione dirigir com mais acerto sua empresa respaldado pela ?tica e responsabilidade empresarial.

Executivo: pense nos aspectos acima discutidos e lembre-se que o futuro de sua empresa necessita ser assegurado com base n?o s? em um profundo conhecimento na sua especialidade, como tamb?m utilizando o "estado-da-arte" em ferramentas necess?rias para a gest?o do neg?cio.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000