Negócios
Roberto Monti Roberto Monti 15/04/2014

Ética nos negócios e o Marketing

"Confio na maioria das pessoas com quem jogo cartas, mas, mesmo assim, ainda faço questão de cortar o baralho" – frase de um ex-vice-presidente de empresa norte americana.

Nos últimos dias ouvimos falar muito a respeito de ética envolvendo diversas atividades no campo da política brasileira. Não vamos comentar sobre este aspecto, mas sim, dos negócios.

Ética – é o conjunto de padrões e princípios morais segundo os quais se julga o comportamento. Ser honesto, íntegro, praticar o senso de justiça e sensibilidade podem ser incluídos nesta ampla definição. Muitas ações que são avaliadas de "éticas" dependem de quão claras são as regras e diretrizes definidas. Nos negócios em geral e no marketing especialmente, a questão – ser ético – é muito importante e complexa. Inúmeras e constantes mudanças no cenário mundial têm sido desculpas para comportamentos questionáveis de algumas empresas e agora como estamos vendo de alguns políticos e partidos.

A Ética dos Profissionais de Marketing é clara: "procurar certificar-se, tanto quanto seja possível e razoável, que seus produtos e serviços que oferece ao mercado são adequados aos fins propostos, alertando sempre seus clientes, com clareza e nitidez, de qualquer potencial consequência negativa, ou restrição que possa advir da utilização de tais produtos ou serviços".

O conceito de marketing é muito lógico o que o torna difícil argumentarmos sobre o mesmo. As empresas que adotam este conceito estão sinceramente preocupadas com a sua ética e a responsabilidade social. É claro que uma empresa que é orientada para o marketing atendendo as necessidades dos clientes, não pode ser antiética.

A criação de padrões éticos na empresa contribui para formar o que chamamos de "cultura corporativa" além de estabelecer um padrão de excelência e melhorar o moral da equipe.

Empresário, seja ético em suas ações; Você só tem a ganhar!


Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN) Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.