Cíntia Leal Cíntia Leal 26/08/2014

Marketing Pessoal: Como promover seu talento

marketingCaro internauta, quem de nós nunca sentiu necessidade de ser reconhecido por um trabalho bem realizado? Ouso apostar que na maioria dos casos quase ninguém ficou sabendo do tal feito, às vezes porque não tivemos oportunidade de comentarmos sobre o assunto ou então por vergonha de expor e acharem que estamos supervalorizando a nossa atitude.

Há muito tempo, minha avó já dizia: "Galinha que bota ovo e não canta, corre o risco de virar canja." e não pensem que este dito está ultrapassado e restrito ao modesto galinheiro, hoje, no mudo globalizado em que vivemos, com a tecnologia trazendo cada vez mais rapidez e o mercado de trabalho exigindo cada vez mais eficiência e produtividade, promover as suas atitudes é quase uma regra de sobrevivência. Neste contexto, destaco a importância do marketing pessoal para a promoção da nossa competência individual, parafraseando Mário Persona, este tipo de marketing nada mais é que o conjunto de ações e atitudes que adotamos com a finalidade de revelar o que temos de melhor para o mercado.

Em tempos onde as empresas valorizam o bom relacionamento interpessoal, o networking e a proatividade, o marketing pessoal encaixa perfeitamente no sentido de atender as expectativas dessas organizações, mas vale lembrar que assim como o marketing empresarial, o marketing pessoal deve ser realizado com organização e foco, para isso, se faz necessário o plano de marketing seguindo as fases de analisar, planejar, implantar e controlar, este, quando bem realizado permite que o indivíduo tenha mais segurança ao se apresentar, eliminando as possibilidades de erros e contratempos em função de atitudes impulsivas e mal planejadas.

A todo momento temos a oportunidade de divulgarmos a nossa imagem, nas nossas relações pessoais diárias, através do nosso comportamento e principalmente, através de um canal que hoje está muito em voga, que são as redes sociais. Atualmente, no mercado de trabalho há algumas empresas que já pesquisam os perfis de seus candidatos nas redes sociais a fim de embasarem às
suas escolhas durante o processo de seleção. Este tipo de canal, além de possibilitar uma maior proximidade entre as partes, independente da distância física, possibilita uma potencialização dos resultados, uma vez que a sua rede de contatos é em grande escala, devido às inúmeras possibilidades de interação, e acontecem em tempo real, aumentando as oportunidades de expor os seus pontos fortes.

Mas é preciso que se tenha cuidado com este tipo de canal, pois se não bem utilizado, a expansão de uma imagem negativa será dada na mesma proporção que nos casos de uma promoção positiva, e nesta circunstância, o marketing pessoal tem um grande desafio, pois em casos de erros com a imagem de produtos, conseguimos contorná-los fazendo uma retratação do problema, como por exemplo, a infinidade de recall lançada pelas indústrias automobilísticas, mas quando o impacto negativo trata-se de uma imagem pessoal, dificilmente conseguimos fazer com que a imagem negativa seja rapidamente desassociada da pessoa, trazendo prejuízos e desgastes a longo prazo. Por isso, nos casos de mídias sociais, devemos ter cautela ao promover a nossa imagem ao compartilhar links, adicionar à grupos ou expor opiniões que vá de encontro ao nosso plano de marketing pessoal.

>Por isso caro internauta, pergunto a você: Como anda o seu marketing pessoal? A sua página na rede social promove às suas habilidades para o mercado?


Cíntia Leal é administradora graduada pela Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum), pós graduanda em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Machado Sobrinho e especialista em Marketing pelo Centro Técnico de Treinamento da Mercedes-Benz. Atua na área de gestão estratégica, gestão da qualidade e marketing de produtos e serviços.

ACESSA.com - Marketing Pessoal: Como promover seu talento