Negócios
Cíntia Leal Cíntia Leal 11/09/2014

Você sabe o que é Endomarketing?

endomarketingCaro internauta, há algum tempo já nos familiarizamos com a palavra marketing em nosso dia a dia, não obstante seja um conceito já utilizado nas organizações desde a década de 50, ainda encontramos dificuldade no seu entendimento por assemelharmos muito com as ações de vendas realizadas pelas empresas.

Na minha estreia no portal ACESSA.com mencionei sobre a importância de se realizar o marketing pessoal para potencializar os resultados na carreira profissional e muitos me questionaram se era possível utilizar marketing também como indivíduo e não como empresa, a resposta é única: Sim, podemos utilizar o marketing na nossa vida pessoal, assim como podemos utilizá-lo dentro das organizações de diversas formas, que não exclusivamente no momento da venda do produto e/ou serviço.

O marketing tem como finalidade satisfazer as necessidades de seus clientes, assim como estimular desejos nos mesmos para que venham a adquirir aquele produto e/ou serviço, para isso, deve estar presente em todos os processos da organização. O objetivo é encantar o cliente para que a sua relação com a empresa seja fidelizada em meio ao "bombardeio" dos concorrentes. Sendo assim, é necessário que a organização tenha como primícia que seu primeiro cliente não está do lado de fora da empresa e sim, dentro, trabalhando diariamente em busca dos objetivos propostos por ela, atendendo os seus clientes externos e toda a sua rede de contatos.

Para estimular essa visão de dentro para fora é usado um viés do marketing voltado para o público interno, a fim de estabelecer esse vínculo de encantamento e fidelização do funcionário para com a empresa chamado ENDOMARKETING, que é que a técnica do marketing trabalhando concomitante às estratégias da organização e a gestão de pessoas. Estabelecer uma estratégia de Endomarketing é possibilitar que o funcionário seja o primeiro canal de divulgação positiva da marca.

Tenho certeza que muitos devem se perguntar "Por que se preocupar com a forma que o funcionário divulga a empresa em que trabalha?". Para isso, faço um convite a você, caro internauta, vamos nos transportar para o nosso ambiente de trabalho, seja você funcionário ou proprietário da empresa, e nos fazer a seguinte pergunta: O cliente tem 100% do seu atendimento realizado pelo proprietário da empresa?
Arrisco a dizer que todos responderam não a esta pergunta, pois realmente o proprietário não está 100% do seu tempo disponível para realizar todos os atendimentos, seria humanamente impossível que tal tarefa fosse cumprida por um só, assim sendo, para que o mercado perceba o quão forte é uma organização é necessário que a sua imagem positiva seja amplamente divulgada e esta, só acontecerá de maneira sólida e a longo prazo, se de fato o cliente interno for um canal transparente dessa estratégia, do contrário, a insatisfação gerada no ambiente de trabalho com certeza se refletirá no ambiente externo.

O colaborador, chamado também de público interno, deve "comprar" a estratégia da empresa a fim de se tornar o maior vendedor da organização, é o verdadeiro sentido do "vestir a camisa" que era utilizado nas gerações passadas. Contudo, assim como o cliente externo, o cliente interno deve conhecer a política da organização, assim como suas estratégias e objetivos para efetivamente comprar a ideia e agir em favor dela. Para isso, o Endomarketing possui ferramentas específicas de comunicação que possibilitam essa interação cliente-empresa, algumas delas têm grande aceitação e baixo custo de implantação como as redes sociais, que além da característica de longo alcance, facilita a comunicação de forma linear, desburocratizando a comunicação .

A organização que pratica o Endomarketing consegue obter resultados mais consistentes à longo prazo, maior comprometimento da equipe de trabalho, além de apresentar maiores possibilidades de atrair e reter talentos, tornando-a uma empresa bem vista no mercado de trabalho. O público interno quando passa a ser visto e tratado como cliente consegue perceber a importância da qualidade no seu atendimento ao cliente externo, buscando a melhoria e o desenvolvimento contínuo para o alcance dos resultados.

E agora, caro internauta, sabendo o que é Endomarketing o que acha de levá-lo para a organização?


Cíntia Leal é administradora graduada pela Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum), pós graduanda em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Machado Sobrinho e especialista em Marketing pelo Centro Técnico de Treinamento da Mercedes-Benz. Atua na área de gestão estratégica, gestão da qualidade e marketing de produtos e serviços.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Fabiana Grégio: Muito Bom!!!Ótimo artigo, e vou tentar colocar em prática com certeza!!!!Parabénss

Adriana Guerra: Cinthia Parabéns ! Muito instrutivo! Me fez repensar alguns conceitos já esquecidos que utilizávamos em nossa empresa e perderam o foco com o tempo. Estamos num processo de reavaliação e seu artigo comtribuiu bastante. Obrigada.

Wagner Alves Alves: Excelente !! Parabéns pelo artigo.