Negócios
Cíntia Leal Cíntia Leal 6/02/2015

Marketing Digital: o fôlego de esperança diante da crise

ecomerceEm tempos de crise, recebemos bombardeios de notícias ruins a todo momento, instabilidade do governo, redução de incentivos fiscais, demissões em larga escala, falência de empresas antigas no mercado e por aí vai, a lista de previsões agourentas é infinita e difícil mesmo é se manter otimista em meio a este cenário.

Entretanto, não podemos simplesmente fechar os olhos e esperar que o vendaval passe, este, pode ser sim o momento de inovar, surpreender o mercado e atrair ainda mais clientes para o seu negócio. E uma boa oportunidade para as organizações neste momento é o marketing digital, este tipo de marketing utiliza a internet como plataforma de trabalho e tem sido amplamente utilizado pelas grandes empresas, tornando-se um viés promissor da área.

Mas por que o marketing digital tornou-se tão importante? Simples, é só imaginarmos o nosso dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional, quantas vezes utilizamos da internet seja como forma de consulta, e-mails, redes sociais, compras e até mesmo para compararmos marcas e produtos? Não há como negar essa mudança no comportamento dos consumidores.

Hoje em dia, antes de comprarmos algo, entramos em sites, blogs e páginas nas redes sociais para conhecermos melhor, saber de quem já adquiriu o produto à opinião sobre o mesmo. Deixamos de ir à loja pessoalmente, para comprarmos pela internet seja pelo preço ou simplesmente por comodidade. Buscamos informações sobre marcas, comparamos produtos sem sairmos de casa. Essa é a nossa nova realidade de mercado e que possui uma gama ampla de oportunidades de negócios, seja através da interação em mídias sociais, elevando sua marca e tornando-se fonte potencial para atrair novos clientes; seja através do e-commerce, que possibilita uma abrangência de público e deixa de restringir a sua empresa a um local físico; seja pelo e-mail marketing, que pode sim ser direcionado e focado ao público que você deseja atender desde que realizado com planejamento estratégico de negócios, entre muitas outras formas.

Além de todas essas possibilidades que o marketing digital nos traz, ainda temos como vantagens o alcance que essas informações podem ser disseminadas atingindo um público maior, mas nem por isso, menos direcionado; possibilidades efetivas e eficazes de controle e monitoramento de resultados, já que a maioria desses canais possui relatórios e ferramentas próprias para este fim; e, por último e talvez o mais importante em tempos de crise, não é necessário um investimento alto nesse tipo de marketing, a maioria das ferramentas disponíveis, o retorno que trazem às empresas compensam a quantia investida.

Contudo, para quem leu todo o artigo e pensou ter encontrado uma pílula de milagre para os negócios estão muito enganados, os nossos velhos amigos "atendimento" e "qualidade" continuam e sempre estarão em alta. Não adianta atrair o seu público, divulgar maravilhas na internet, colocar fotos de encher os olhos no seu e-commerce se quando o cliente tiver o contato real com o atendimento da sua empresa e adquirir o seu produto, suas expectativas forem por água abaixo, pois deixou a desejar. Da mesma forma que o marketing digital pode alavancar o seu negócio, ele pode destruí-lo em larga escala e em tempo real. Por isso, sempre lembrem-se que a porta de entrada e a certeza do retorno sempre será a qualidade no atendimento das expectativas do seu cliente.

E para finalizarmos, em minhas andanças por esse mundo da internet, deparei-me outro dia com uma frase que nos serve de incentivo perante os momentos turbulentos e compartilho aqui com vocês, caros internautas:

"Em tempos de CRISE, tire o S e CRIE".

Bons negócios!


Cíntia Leal é administradora graduada pela Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum), pós graduanda em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Machado Sobrinho e especialista em Marketing pelo Centro Técnico de Treinamento da Mercedes-Benz. Atua na área de gestão estratégica, gestão da qualidade e marketing de produtos e serviços.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.