Negócios
Cíntia Leal Cíntia Leal 6/02/2015

Marketing Digital: o fôlego de esperança diante da crise

ecomerceEm tempos de crise, recebemos bombardeios de notícias ruins a todo momento, instabilidade do governo, redução de incentivos fiscais, demissões em larga escala, falência de empresas antigas no mercado e por aí vai, a lista de previsões agourentas é infinita e difícil mesmo é se manter otimista em meio a este cenário.

Entretanto, não podemos simplesmente fechar os olhos e esperar que o vendaval passe, este, pode ser sim o momento de inovar, surpreender o mercado e atrair ainda mais clientes para o seu negócio. E uma boa oportunidade para as organizações neste momento é o marketing digital, este tipo de marketing utiliza a internet como plataforma de trabalho e tem sido amplamente utilizado pelas grandes empresas, tornando-se um viés promissor da área.

Mas por que o marketing digital tornou-se tão importante? Simples, é só imaginarmos o nosso dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional, quantas vezes utilizamos da internet seja como forma de consulta, e-mails, redes sociais, compras e até mesmo para compararmos marcas e produtos? Não há como negar essa mudança no comportamento dos consumidores.

Hoje em dia, antes de comprarmos algo, entramos em sites, blogs e páginas nas redes sociais para conhecermos melhor, saber de quem já adquiriu o produto à opinião sobre o mesmo. Deixamos de ir à loja pessoalmente, para comprarmos pela internet seja pelo preço ou simplesmente por comodidade. Buscamos informações sobre marcas, comparamos produtos sem sairmos de casa. Essa é a nossa nova realidade de mercado e que possui uma gama ampla de oportunidades de negócios, seja através da interação em mídias sociais, elevando sua marca e tornando-se fonte potencial para atrair novos clientes; seja através do e-commerce, que possibilita uma abrangência de público e deixa de restringir a sua empresa a um local físico; seja pelo e-mail marketing, que pode sim ser direcionado e focado ao público que você deseja atender desde que realizado com planejamento estratégico de negócios, entre muitas outras formas.

Além de todas essas possibilidades que o marketing digital nos traz, ainda temos como vantagens o alcance que essas informações podem ser disseminadas atingindo um público maior, mas nem por isso, menos direcionado; possibilidades efetivas e eficazes de controle e monitoramento de resultados, já que a maioria desses canais possui relatórios e ferramentas próprias para este fim; e, por último e talvez o mais importante em tempos de crise, não é necessário um investimento alto nesse tipo de marketing, a maioria das ferramentas disponíveis, o retorno que trazem às empresas compensam a quantia investida.

Contudo, para quem leu todo o artigo e pensou ter encontrado uma pílula de milagre para os negócios estão muito enganados, os nossos velhos amigos "atendimento" e "qualidade" continuam e sempre estarão em alta. Não adianta atrair o seu público, divulgar maravilhas na internet, colocar fotos de encher os olhos no seu e-commerce se quando o cliente tiver o contato real com o atendimento da sua empresa e adquirir o seu produto, suas expectativas forem por água abaixo, pois deixou a desejar. Da mesma forma que o marketing digital pode alavancar o seu negócio, ele pode destruí-lo em larga escala e em tempo real. Por isso, sempre lembrem-se que a porta de entrada e a certeza do retorno sempre será a qualidade no atendimento das expectativas do seu cliente.

E para finalizarmos, em minhas andanças por esse mundo da internet, deparei-me outro dia com uma frase que nos serve de incentivo perante os momentos turbulentos e compartilho aqui com vocês, caros internautas:

"Em tempos de CRISE, tire o S e CRIE".

Bons negócios!


Cíntia Leal é administradora graduada pela Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum), pós graduanda em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Machado Sobrinho e especialista em Marketing pelo Centro Técnico de Treinamento da Mercedes-Benz. Atua na área de gestão estratégica, gestão da qualidade e marketing de produtos e serviços.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.