Eles: Meu filho cresceu!

Por

Meu filho cresceu!
Crian?as e adolescentes querem sair sozinhos e namorar cada vez mais cedo. Quando essa fase chega, os pais n?o sabem o que fazer

Fernanda Leonel
Rep?rter
12/01/06


A psic?loga, Carla Queir?z, fala da import?ncia do di?logo na rela??o entre pais e filhos. Clique no ?cone ao lado e confira o v?deo!

Tem muito pai e m?e de cabelo em p?. O motivo? Suas eternas crian?as, agora j? com 11, 12 ou 13 anos querem sair de casa com os amigos e j? conversam sobre namoro. Muitos pais n?o se conformam, como se no fundo n?o quisessem que o filho crescesse. Com outros, a queda n?o chega a ser t?o dura assim, mas ? inevit?vel que a surpresa e as incertezas de como deve ser a melhor maneira de encarar a novidade tome conta da situa??o.

A d?vida sempre vem: "deixo ou n?o deixo meu filho sair sozinho com a turma? Qual ? a idade certa para isso? E se ele disser que quer namorar?" Quest?es parecidas para um infinito n?mero de pais.

A situa??o de d?vida para essas perguntas tem se tornando cada vez mais comum, mesmo porque, crian?as e adolescentes querem sair de casa e conquistar sua "independ?ncia" cada vez mais cedo. ? poss?vel perceber que essa requisi??o n?o ultrapassa dos 12 anos atualmente, sendo que em Juiz de Fora, h? v?rios points dessa galerinha.

Muitas s?o as mudan?as de comportamento dessa nova gera??o que pertence ? internet, aos games eletr?nicos, ?s m?sicas de formato MP3, ?s no?es diferentes de tempo e espa?o. Comparada, por exemplo, com jovens de dez anos atr?s, s?o n?tidas as mudan?as. Um jovem da gera??o anos 80, hoje com 25 anos, come?ava a sair de casa em m?dia aos 15 e namorava aos 16. Mas o que mais se v? hoje s?o meninas e meninos de 12 ou 13 anos passeando com a galera ? noite, ou de m?os dadas com seus "paquerinhas" nos shoppings ou pra?as da cidade.

O medo ou ang?stia dos pais pode ser ainda maior se eles possuem filhas em casa. Na maioria das vezes, a cria??o das meninas ? cercada de cuidados e prote?es maiores quando a compara??o ? feita com a cria??o de um menino.

Na hora de conhecer o famoso "genro" ou de se despedir das garotas na sa?da para uma balada, pais e m?es de adolescentes "tremem nas bases". De acordo com a psic?loga Carla Queir?z (foto), o susto ou medo dos pais nessa etapa da cria??o dos filhos ? algo extremamente normal e certamente, caso seja bem solucionado, pode at? mesmo fortalecer a rela??o entre a fam?lia.

Qual a hora certa do sim?
N?o h? receita de bolo para isso. Cada situa??o, de acordo com a psic?loga Carla Queir?z, deve ser analisada isoladamente. "N?o h? idade certa para sair de casa ou namorar, h? maturidade indicada."

Cada pai deve conhecer o filho que tem em casa, saber de que forma ele reage h? determinadas situa?es. Esse ? o conselho da psic?loga. Sabendo como ele se porta frente a determinado problema ? poss?vel classificar sua maturidade para sair sozinho ou namorar.

Mas se voc? tem dificuldade em perceber at? que ponto seu filho j? est? maduro para a idade dele, a? v?o as dicas. Perceba se ele sabe explicitar com clareza suas vontades quando voc?s dois conversam ou quando ele conversa com amigo; analise seus argumentos, perceba se ele sabe dizer n?o. Se ele fizer isso com desprendimento, n?o se assuste: ele est? pronto para aprender um pouco mais com a vida, com tra?os de personalidades fortes o suficiente para evitar problemas.

Impondo limites
Entender que ele come?a a descobrir a vida e que tem direitos de sair ? noite ou namorar n?o quer dizer que ? necess?rio se render ao crescimento do seu filho. A abertura aos novos h?bitos agora requeridos por ele devem sempre vir acompanhados da lembran?a do papel que cada um ocupa na rela??o.

"? preciso deixar claro aos pais que eles ainda v?o ocupar a posi??o de conselheiros e respons?veis por muito tempo, que ainda n?o precisam se preocupar com a crise do "meu filho cresceu" ao mesmo tempo que n?o devem descuidar do monitoramento dos baixinhos", destaca a psic?loga Carla Queir?z.

Carla afirma ainda que apesar da id?ia de imposi??o de limites parecer "balela" para muitos pais, ela ainda ? a grande respons?vel por um desenvolvimento psicol?gico saud?vel do filho.

As sa?das noturnas e primeiros namoros dos adolescentes, conseq?entemente, seguem essa necessidade. ? preciso impor limites para esse novo tipo de comportamento para que os pais evitem problemas futuros.

Ficar em casa ? coisa de crian?a!
As amigas, B?bara Ribeiro, Laura Teixeira e Clara Marx (foto), sempre se encontram para poder dar uma voltinha. Juntas, elas v?o agregando gente da mesma idade que resolveu tamb?m curtir a noite. Todas t?m entre 12 e 13 anos e afirmam j? sairem desde os 11 anos. "Com oito anos eu j? vinha passear no shopping, mas isso durante o dia. Depois convenci minha m?e que j? estava na hora e poder sair ? noite sem ela do meu lado", afirma B?rbara Ribeiro que vai at? viajar s? com o motorista da fam?lia para a praia com as amigas.

Todas j? 'ficaram' e d?o at? risada quando s?o perguntadas sobre isso: "claro, n??" ? a resposta geral. Geral tamb?m ? a resposta de que os pais ficaram muito assustados, mas acabaram se rendendo ? situa??o. B?rbara, a ?nica que tem namorado, diz que hoje os pais chegam a ser "puxa-saco" do namorado que ? dois anos mais velho que ela.

Pablo Ricardo (foto), de 12 anos, tamb?m j? sai de casa desde os 11. Ele e os amigos n?o perdem uma sexta-feira ? noite: "ficamos doidos pro fim de semana chegar e a gente poder dar aquela aproveitada", diz. Ele conta que j? chegou a sair de casa escondido da m?e para fazer companhia aos amigos de sala.

"N?o tem como n?o sair pra passear. As gatinhas ficam esperando a minha turma chegar", brinca. Ele ainda n?o saiu pra dan?ar, mas afirma que esse ? o pr?ximo pedido para os pais.

Thom?z Bedineli (foto) est? na mesma situa??o. Aos 11 anos j? ? figurinha conhecida da noite no shopping. Mas ele tamb?m vai comer pizza com os amigos, joga boliche ou vai ao cinema. Para esses programas, ele afirma que os pais n?o se preocupam e que j? acostumaram com a id?ia de ele sair pra um lugar diferente do deles.

Ele, que junto com os amigos "azara as gatinhas", como afirma, diz que n?o conseguiria ficar em casa em uma noite do fim de semana. "Ficar em casa ? noite ? coisa de crian?a!", ? a justificativa enf?tica do garoto que cursa a 5? s?rie.

Dicas

Voc? est? nessa situa??o? Caso tenha filhos adolescentes ou queira se preparar para os pr?ximos anos, fique atento ?s dicas da psic?loga Carla Queir?z

• Conhe?a seu filho de verdade, analise o tipo de discurso que ele tem com voc? e com as pessoas de fora. Dessa forma ? poss?vel medir a maturidade dele para definir suas a?es.

• Imponha limites. Crian?as e adolescentes nessa idade precisam conhecer o significado dessa palavra.

• N?o prive seu filho de divers?es. Prefira monitor?-las.

• N?o se esque?a que bons di?logos possuem linha de m?o dupla. Voc? tamb?m precisa ouvir o que ele tem a dizer e muitas vezes perceber que ele pode estar certo.

• Lembre-se que voc? tamb?m viveu as mesmas emo?es que ele, sem tentar com isso, transport?-lo para a cria??o que voc? teve.