Dicas de como tirar sua empresa do vermelho

Carolina LopesCarolina Lopes 6/05/2017

Cuidar do orçamento do negócio continua sendo um grande desafio para os empreendedores brasileiros. Muitos empresários têm dificuldades com as finanças empresariais por não terem aprendido na vida pessoal o “bê-á-bá” do controle financeiro e acabam levando para os negócios esta carência na habilidade de gerenciar os recursos.

Se você precisa reorganizar as finanças da sua empresa, confira o que pode ser feito para auxiliar nesse processo:

1° Diagnóstico Empresarial: é preciso entender como está a situação atual do negócio, pois um bom diagnóstico é que irá determinar o caminho a ser seguido nas mudanças.

2° Separar o pessoal do empresarial: um erro, infelizmente, ainda muito comum entre os empresários que faz com que as reservas dos negócios sejam esvaziadas para pagar contas pessoais. Usar os recursos da empresa pode prejudicar as possibilidades do próprio empresário em obter mais lucros. Se os sócios têm problemas financeiros pessoais eles devem cortar custos dentro de casa e não repassar este prejuízo para a empresa.

3° Renegociar as dívidas existentes: após um levantamento detalhado das contas em aberto é possível identificar a melhor forma de quitar tais obrigações.

4° Fazer uma análise detalhada dos gastos gerais: os custos variáveis já costumam diminuir também com a queda das vendas, então o foco deve ser cortar os custos fixos e tomar cuidado para não cortar investimentos que tragam resultados. Mas para isso é preciso saber diferenciar todos os tipos de gastos.

[BANNER RETANGULO]

5° Elaborar o Fluxo de Caixa: esta ferramenta pode ser chamada de “Bola de Cristal” da empresa, pois quando bem elaborado ele evidencia um saldo negativo no futuro. Assim, o empreendedor pode pensar em possíveis estratégias para não cair em dívidas.

Se você sabe não sabe diferenciar os gastos gerais da sua empresa e nem elaborar um Fluxo de Caixa, acompanhe as minhas colunas dos próximos meses, pois irei abordar estes temas. São ferramentas de extrema importância para tomada de decisão estratégica. Bons negócios!

ACESSA.com - Dicas de como tirar sua empresa do vermelho