Dicas para auxiliar no planejamento financeiro

Carolina Lopes Carolina Lopes 20/03/2018

Olá Internautas! Na última coluna comentei sobre a importância de manter os controles financeiros empresariais separados dos controles pessoais, uma grande dificuldade para o micro empresário. Este mês quero trazer algumas dicas para auxiliar os empreendedores nesta tarefa, pois um planejamento financeiro bem estruturado pode ajudar sua empresa crescer.

Para os empresários que ainda não têm familiaridade com o assunto, um planejamento financeiro serve para projetar as receitas e despesas do seu negócio com a finalidade de indicar a situação econômica. Ou seja, vai além do controle de caixa diário de entradas e saídas. Ao realizar projeções é possível visualizar claramente o faturamento, gastos e o resultado de cada período, podendo desta forma traçar objetivos para inverter situações de prejuízos e planejar investimentos.

As principais dicas para iniciar este planejamento são:

  • Elencar todos os gastos gerais da empresa;
  • Analisar se é possível eliminar gastos supérfluos;
  • Fazer um levantamento de todas as vendas já efetuadas e ainda não recebidas;
  • Estimar um valor para vendas futuras;
  • Fazer projeções de entradas e saídas dos recursos financeiros;
  • Ajustar os valores de acordo com os objetivos da empresa.

    Depois de colocar tudo de forma organizada no papel é hora de traçar um bom plano de ação para atingir os objetivos projetados. Vale lembrar que estas metas traçadas deverão ser tangíveis, de acordo com a realidade de cada empresa.

    O melhor planejamento é aquele que você consegue entender e executar. Então, melhor do que qualquer planilha ou software é ter iniciativa, persistência e determinação! Mãos a obra e boa sorte!


ACESSA.com - Dicas para auxiliar no planejamento financeiro