Cinema com p?o de queijo
Juiz de Fora quer entrar na rota da produ??o
cinematogr?fica brasileira

Fl?via Machado
11/01/02

Jo?o Carri?o ficaria feliz com a not?cia. Numa mobiliza??o in?dita, produtores e cineastas locais tentam viabilizar projetos de incentivo ? produ??o, distribui??o e vizualiza??o cinematogr?fica na cidade, com a parceria de ?rg?os municipais e tamb?m da iniciativa privada. O esfor?o vem rendendo frutos e a boa not?cia ? que, pela primeira vez, o or?amento municipal prev? um repasse de verbas para o setor de mais de R$ 100 mil.

Planos n?o faltam, declara o representante dos produtores locais e tamb?m cineasta, Franco Gr?ia. Entre eles, a cria??o de um Circuito Municipal de Cinema e do Dia Municipal do Cinema - que seria comemorado em 27 de julho em homenagem ao cineasta Jo?o Carri?o, e a revitaliza??o do Cine Excelsior.

De concreto mesmo, garante ele, ? a realiza??o de um Festival Nacional de Curtas de Juiz de Fora ainda este ano. A proposta ? fazer um festival a exemplo do que est? sendo feito atualmente em Tiradentes, atraindo visibilidade para a produ??o n?o s? nacional, mas tamb?m local, e proporcionando o turismo. "A Mostra de Tiradentes ainda est? em sua 5? edi??o e j? conquistou uma visibilidade incr?vel. N?s tamb?m podemos conseguir isso, s? que precisamos nos organizar", observa Franco.

A organiza??o, no caso, depende da constitui??o do Conselho Municipal de Cinema, que pretende incluir dez representantes, sendo cinco de institui?es ligadas ao poder p?blico e cinco profissionais envolvidos com cinema. "O Conselho atuaria como um captador de recursos e incentivos, al?m de priorizar as a?es e projetos", esclarece o vereador Biel (PT), que tamb?m est? empenhado nesta mobiliza??o. Ele acredita que o projeto de cria??o do Conselho deve ser votado em mar?o pela C?mara, j? que o recesso que est? come?ando vai at? o Carnaval.

Parcerias com a Funarte, Minist?rio da Cultura e Riofilmes tamb?m n?o est?o descartadas, pelo contr?rio, representam uma importante articula??o para o sucesso dos projetos, diz Franco. Ele afirma ainda que "o grande problema do cinema na cidade n?o ? nem a produ??o, mas sim a distribui??o do que ? feito e, principalmente, que a popula??o assista e conhe?a o trabalho realizado aqui."

Curta a cidade

De alguns anos para c?, a produ??o de filmes curta-metragens em Juiz de Fora vem aumentando, bem como a produ??o cinematogr?fica brasileira. A Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo ? Cultura, atualmente, ? uma das principais fontes de recursos para produtores e cineastas.

Para se ter uma id?ia, desde 1998 at? o ano passado, mais de oito curtas foram produzidos na cidade, entre eles Deus me Livre, de Alexei Divino e Cal?ad?o - Onde Tudo Acontece, de Franco Gr?ia. Isso sem contar os que n?o conseguiram ser finalizados at? agora por falta de recursos ou incentivos, que totalizam cerca de mais dez filmes.

Em tempo - Os curtas juizforanos "Deus me livre", de Alexei Divino, e o v?deo "A vida al?m do arco-?ris", de Rog?rio Terra Jr. ser?o exibidos na 5? Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 18 a 26 de janeiro, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.

Vale a pena ir at? l?

A produ??o cinematogr?fica brasileira est? em ritmo crescente. Para ver de perto, basta acessar um dos sites sugeridos abaixo e conhecer um pouco mais da hist?ria da s?tima arte tupiniquim.