Terça-feira, 28 de dezembro de 2010, atualizada às 18h45

Primeiro LIRAa de 2011 será realizado na próxima semana

Da Redação
Visita de agente de endemias

Tem início na próxima segunda-feira, 3 de janeiro, e prossegue até a quinta-feira, dia 6, o primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2011, em Juiz de Fora.

Dos 152 agentes de controle de endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), da Secretaria de Saúde (SS), 108 estarão vistoriando cerca de nove mil imóveis na cidade.

Nos dias 10 e 11, o resultado do LIRAa deverá ser analisado, sendo utilizado para nortear as ações estratégicas dos trabalhos em campo, além da assistência prestada à população em 2011.

O índice vai contextualizar Juiz de Fora no cenário de Minas Gerais, levando em conta avaliações que acontecem simultaneamente em outros municípios do Estado. A expectativa da SS é de que o índice fique entre 2,5 e 3.

Mutirões de Limpeza

Até esta terça-feira, 28 de dezembro, o DVEA contabilizou 102,3 toneladas de lixo propício a criadouros do mosquito transmissor da dengue. O material foi recolhido durante Mutirões de Limpeza. No total, 113 bairros foram contemplados com as ações, sendo ocupados 122 caminhões de lixo. Até que a nova programação de visitas esteja definida para os bairros em 2011, as ações serão priorizadas em terrenos públicos, durante esta semana e o início do mês de janeiro. O Terreirão do Samba será um ponto de atenção permanente.

Paralelamente, um efetivo de, no mínimo, 26 soldados do Exército tem percorrido bairros da cidade, realizando trabalhos de vistorias em residências e orientação à população quanto aos riscos de manter em casa possíveis criadouros para o mosquito da dengue. Além disso, o grupo faz a aplicação de larvicida nos focos encontrados. Até a próxima sexta-feira, dia 31, os soldados visitarão o bairro Eldorado, com a perspectiva de vistoriar 2.230 imóveis.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken