Pintura de carimbo Aprenda a t?cnica de pintura original, ensinada pelos
pacientes do projeto Trabalharte, do Casa Viva

S?lvia Zoche
Rep?rter
16/02/2006

Transformar panos lisos em panos estampados, mas com grafismos que sejam personalizados. Nada mais com a sua cara do que voc? mesmo produzir os desenhos, n?o ? mesmo?

Habilidade? Sim, n?o d? pra dizer que n?o ? necess?rio. Mas todo mundo pode desenvolver a sua. Assim como os pacientes do Centro de Aten??o Psicossocial (Casa Viva) fazem no projeto Trabalharte. A coordena??o fica por conta de Ilka Ara?jo Soares e Silvia Mendes e a orientadora da t?cnica que ser? mostrada ? Marcela Lima. O artes?o ? Alceu Rodrigues dos Santos.

A pintura ensinada imita um carimbo. Voc? passa a tinta em uma superf?cie especial, retira a tinta com a ponta de um pincel e carimba um tecido, seja de um pano que vai se transformar em almofada, bolsa ou blusa. Na verdade, o que a sua criatividade mandar. Veja alguns exemplos:

Alceu gosta do que faz e explica que mexer com as m?os ? importante pra estimular as atividades cerebrais. "Os trabalhos manuais ajudam muito o c?rebro. N?s temos v?rios chacras no corpo e s?o todos interligados. E a gente tem chacra nas m?os. ? muito bom". Chacras s?o canais energ?ticos do corpo. Pra Alceu, a pintura sai naturalmente, sem necessidade de planejamento.

Carimbando

Se gostou da id?ia, preste anten??o no passo-a-passo ensinado por Alceu (foto ao lado) e Marcela. ? aconselh?vel usar panos mais grossos, caso for fazer alguma colagem. O jeans ? uma das boas alternativas.

Para o material, use uma placa E.V.A. - placa emborrachada - que ? facilmente encontrada em lojas que vendem espumas e colch?es. "At? se encontra em papelaria, mas ? mais caro e o tamamho ? menor", avisa Marcela. E por falar em tamanho, voc? vai recortar a pe?a, de acordo com a dimens?o que deseja carimbar.

Tinta PVA branca. ? uma tinta de parede, mas que se encontra em papelarias em recipientes bem menores que gal?es. ? importante ter tamb?m pigmentos l?quidos para dar cor ao PVA branco. Um pincel de cerdas mais largas e outro de cerdas mais finas. Se quiser, para arrematar o trabalho, use tinta que d? aspecto emborrachado.

1? passo 2? passo

1? passo - Depois de misturar a tinta PVA com o pigmento desejado (neste caso, Alceu escolheu o amarelo), passe com a tinta com o pincel mais grosso sobre o E.V.A. Nem pouco, nem muito. Uma quantidade suficiente para carimbar.

2? passo - Use a ponta do cabo do pincel mais fino pra fazer o desenho. A inten??o ? retirar a tinta do E.V.A..

3? passo 4? passo

3? passo - Alceu come?a a dar formato ao desenho que pretende carimbar.

4? passo - Este ? o desenho pronto de Alceu, feito com a ponta do cabo do pincel.

5? passo 6? passo

5? passo - Agora, voc? vai pegar o pano que pretende carimbar o desenho e vai coloc?-lo por cima do E.V.A.

6? passo - ? hora de carimbar! Pegue um pano e passe bem de leve sobre o tecido que voc? colocou por cima do E.V.A..

7? passo 8? passo

7? passo - Retire o tecido que voc? acabou de carimbar.

8? passo - Veja como ficou. Onde Alceu passou a ponta do pincel, retirando a tinta, ficou em branco. Voc? pode preencher estes espa?os com outras cores. Para isso, ? s? misturar a tinta PVA com outros pigmentos em potes separados.

9? passo 10? passo

9? passo - Veja como Alceu colore sua pintura. Ele combina amarelo, verde claro, vermelho...

10? passo - ... e o roxo da tinta que d? um aspecto emborrachado.

11? passo 12? passo

11? passo - Veja como ficou o desenho pronto.

12? passo - Se voc? souber costurar, pode recort?-lo em v?rios peda?os e fazer uma almofada de patchwork, ou fazer uma bolsa. Se n?o, voc? pode pegar o peda?o de tecido que acabou de pintar e colar numa roupa ou bolsa, customizando sua pe?a.

Marcela - 3216-2347 / 9987-7091