Sexta-feira, dia 10 de outubro de 2008, às 16h18

Ipem recolhe mais de 200 brinquedos irregulares em Juiz de Fora. Pais devem ficar atentos ao comprar presentes para as crianças

Priscila Magalhães
Repórter

Através de uma operação especial, o o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) intensificou a fiscalização de brinquedos comercializados na cidade. Entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro.

Nestes cinco dias, os fiscais percorreram 21 empresas. Segundo o agente fiscal do Ipem Douglas Ataíde Nocelli, em duas lojas havia produtos irregulares. Destes estabelecimentos, os fiscais recolheram 210 brinquedos.

Nocelli explica que os produtos recolhidos são considerados irregulares, porque não possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Todos os produtos devem trazer o selo, que garante a qualidade e segurança às crianças.

O fiscal diz que estes número são referentes apenas à operação especial para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Ela alerta que a fiscalização ocorre durante o ano todo e na semana seguinte continuou acontecendo em outros estabelecimentos. Entretanto, como não foi uma operação especial, ainda não há o resultado.

Veja os cuidados ao comprar brinquedos*
  • Observe a indicação da faixa etária. Alguns brinquedos não são indicados para crianças pequenas e têm peças que podem se soltar, oferecendo risco de serem engolidas.
  • Todas as instruções de uso e indicação de faixa etária devem estar em português, mesmo quando o produto for importado.
  • Só compre brinquedos em estabelecimentos registrados e exija a nota fiscal. É sua garantia em caso de necessidade de troca.
  • Todo brinquedo deve ser certificado, obrigatoriamente. Observe se o "Símbolo de Identificação do Sistema Brasileiro de Certificação" está afixado no produto ou na sua embalagem. O selo poderá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP), credenciado pelo Inmetro.

*Informações da Agência Minas e do Ipem/MG