Quinta-feira, 15 de janeiro de 2009, atualizada ?s 18h25

Acidentes com animais pe?onhentos aumentam com tempo quente e ?mido


Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Durante o ver?o, quando a temperatura ? mais elevada e o tempo mais ?mido, a incid?ncia de acidentes com animais pe?onhentos ? maior que nas outras ?pocas do ano.

O veterin?rio do setor de Zoonoses da Secretaria de Sa?de, Jos? Geraldo de Castro J?nior, explica que, no ver?o, a reprodu??o das esp?cies se torna mais intensa. A tend?ncia ? que animais como serpentes, aranhas, escorpi?es e lagartas saiam mais ? procura de alimentos. "Ent?o, ? maior a chance de terem contato com os homens." Al?m disso, as enxurradas desalojam os animais, que passam a procurar outros locais.

O veterin?rio explica que a ocupa??o desordenada, a falta de cuidado com o lixo, com lotes vagos e material de constru??o s?o fatores que contribuem para aumentar o risco de acidentes. "Eles vivem onde h? ?gua, comida e abrigo. Ent?o, locais com lixo acumulado podem favorecer o aparecimento."

Para evitar, devem-se manter lotes vagos cercados, lixo fechado, suspenso e com destina??o correta, al?m de manuten??o de quintais, com a grama sempre cortada. Outra medida seria tapar os ralos de pias e banheiros, pois os escorpi?es vivem na rede de esgoto. Jos? Geraldo alerta que os moradores de regi?es pr?ximas a pedreiras, redes de esgoto desativadas e resid?ncias antigas devem ficar atentos. "Os escorpi?es vivem em locais quentes, ?midos e protegidos do sol."

J? as serpentes s?o mais comuns em bairros com caracter?sticas rurais, com muita grama, pasto e cria??o de animais. "A ra??o que alimenta os animais atrai roedores, que servem de alimento para as serpentes", explica o veterin?rio. Segundo ele, os acidentes acontecem mais com a jararaca e a cascavel.

Em caso de acidente, a orienta??o de Jos? Geraldo ? para procurar o Setor de Soroterapia e Profilaxia da Raiva Humana do Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde haver? avalia??o e, se necess?rio, aplica??o de soro. De acordo com a assessoria do HPS, o maior n?mero de atendimentos em 2008 ocorreu por acidentes com escorpi?es, com 56 registros, seguido por aranhas (48) e serpentes (46).

Animal N?mero de atendimentos em 2006 N?mero de atendimentos em 2007 N?mero de atendimentos em 2008
Escorpião 69 atendimentos 35 atendimentos 56 atendimentos
Aranha 72 atendimentos 70 atendimentos 48 atendimentos
Acidente ofídico 44 atendimentos 44 atendimentos 46 atendimentos
Abelhas 4 atendimentos 4 atendimentos 4 atendimentos
Lagarta 11 atendimentos 6 atendimentos 12 atendimentos
Serpentes não peçonhentas 6 acidentes 3 atendimentos 10 atendimentos
Lacraias 2 atendimentos 2 atendimentos -
Marimbondos 2 marimbondos - -
Outros (espécie não identificada) Sem dados Sem dados 26 atendimentos
Ignorado (desconhece o animal agressor) 25 atendimentos 12 atendimentos 19 atendimentos

Fonte: HPS