Juiz de Fora notifica quase mil casos de dengue s? em 2008

Por

Segunda-feira, 24 de novembro de 2008, atualizada ?s 17h26

Juiz de Fora notifica quase mil casos de dengue s? em 2008. Desses, quase a metade est? confirmado



Guilherme Ar?as
Rep?rter

Apesar do levantamento do Minist?rio da Sa?de apontar que Juiz de Fora tem ?ndice satisfat?rio na infesta??o da dengue, os dados da doen?a em 2008 preocupam. S? at? esta semana, a Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) registrou aproximadamente mil casos notificados.

Desse total, 497 foram confirmados, sendo 415 casos aut?ctones, ou seja, de pessoas que moram em Juiz de Fora e contra?ram a doen?a na cidade. Os outros 82 s?o casos importados, em que o morador de Juiz de Fora contraiu a doen?a em outra cidade.

Em 2007, o n?mero de infectados foi de 364, 315 casos locais e 49 importados. Apesar da diferen?a registrada entre o n?mero de casos em 2007 e 2008, Juiz de Fora manteve o mesmo ?ndice considerado satisfat?rio pelo Minist?rio da Sa?de.

Segundo Levantamento R?pido do ?ndice de Infesta??o por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado na ?ltima quinta-feira, 20 de novembro, o munic?pio apresentou o ?ndice 0,6%, o mesmo de 2007. A situa??o satisfat?ria ? decretada quando as cidades atingem at? 1% de infesta??o. Entre 1% e 3,9%, ? considerado estado de alerta. Acima de 4%, as cidades enfrentam a possibilidade de surto de dengue.

No pr?ximo dia 29 de novembro, s?bado, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza o "Dia D" no bairro Esplanada. O objetivo ? esclarecer a comunidade da import?ncia da participa??o no combate ao mosquito.

Na segunda-feira, dia 1? de dezembro, o mesmo bairro, que apresentou o maior ?ndice de infesta??o segundo o Liraa, recebe a visita de agentes de sa?de.

Como eliminar criadouros de mosquito

Fonte: PJF