Pais devem ter cuidados ao escolher brinquedos para os filhos

Por

Segunda-feira, 30 de novembro de 2009, atualizada às 19h50

Pais devem ter cuidados ao escolher brinquedos para os filhos

Aline Furtado
Repórter

Com a proximidade do Natal, os pais devem ter cuidado na hora de escolher os presentes dos filhos, levando em consideração a segurança e a saúde dos pequenos quando o mimo for brinquedo. Isso porque alguns produtos podem oferecer riscos e causar sérios problemas às crianças.

De acordo com informações da ONG Criança Segura,  sufocamentos, quedas e intoxicações fazem parte da lista de acidentes que mais ocasionam mortes de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Tais problemas podem ser provocados por brinquedos inadequados à faixa etária ou que tenham sido confeccionados usando materiais tóxicos.

De acordo com a pediatra Patrícia Boechat, os problemas mais comuns entre as crianças menores são referentes a peças pequenas de brinquedos, além de pilhas, baterias e imãs, que podem fazer com que engasguem e sufoquem. Além disso, a médica destaca o risco de intoxicação, provocado por algumas tintas usadas para pintar brinquedos, devido à presença de materiais como chumbo e mercúrio. "É importante que os pais optem por produtos não tóxicos porque as crianças, especialmente as menores, têm o hábito de levar tudo à boca, o que pode intoxicá-las." Outros riscos que devem ser considerados pelos pais são a presença de arestas ou formas pontiagudas.

Para as meninas, as maquiagens podem conter substâncias capazes de causar alergia, principalmente naquelas que já têm predisposição ao problema. Intoxicações e reações alérgicas podem ser desencadeadas também por massinhas para modelar. Com relação a brinquedos como skates, bicicletas e patinetes, a médica destaca que os pais devem ter o cuidado de dar também equipamentos de segurança, como joelheiras e cotoveleiras, principalmente capacete.

A principal dica da pediatra é com relação ao rótulo do produto. "É fundamental que os pais respeitem o que vem escrito na embalagem dos brinquedos, como indicação de idade e selos que atestam a eficácia e a segurança do produto." A médica alerta ainda para casos em que os brinquedos de crianças maiores podem ser pegos pelos irmãos menores. "Talvez a criança maior não tenha o cuidado de guardar o brinquedo, o que pode expor o irmão mais novo ao risco, caso haja peças pequenas que podem ser ingeridas ou aspiradas."

A coordenadora de projetos da ONG Criança Segura, Ana Beatriz Bontorim, lembra a importância de os pais guardarem a embalagem do brinquedo. "No caso de a criança passar mal, com sinais de intoxicação, por exemplo, as informações no rótulo do produto podem auxiliar o médico quanto ao diagnóstico e à medicação a ser indicada."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes