Cuidados com animais idosos

Por

Cuidados b?sicos com c?es e gatos idosos
Seu animal est? ficando velhinho, mas voc? ainda cuida dele como se fosse um beb?? Confira algumas mudan?as de tratamento quando o animal est? mais idoso

Renata Solano
*Colabora??o
21/12/07

Seu animal de estima??o est? envelhecendo, mas voc? ainda n?o sabe determinar se ele j? precisa dos cuidados oferecidos a um bichinho geri?trico? O veterin?rio Carlos S?, d? algumas dicas sobre o assunto.

Ele esclarece que s?o considerados idosos animais que atingirem 75% da expectativa de vida relacionada ao padr?o da ra?a:

  • C?es de pequeno porte (at? 10 quilos) s?o considerados geri?tricos dos nove aos 13 anos de idade
  • As ra?as de porte m?dio (11 a 25 quilos) dos nove aos 12 anos
  • As ra?as de grande porte (26 a 45 quilos) dos sete anos e meio aos 11 anos de idade
  • Com rela??o ?s ra?as gigantes (c?es com mais de 45 quilos) s?o considerados idosos animais de seis a nove anos
  • No que se refere aos gatos, s?o considerados idosos aqueles de idade entre oito e 10 anos

Segundo o veterin?rio, para que o animal idoso tenha uma qualidade de vida, ? obrigat?rio oferecer-lhe uma alimenta??o correta e balanceada, de acordo com suas necessidades nutricionais, por causa da idade.

"Conforme o animal vai envelhecendo, os sintomas t?picos de velhice, muitas vezes, s?o causados pela Osteoartrite canina, por isso ? importante ficar atento ?s rea?es do animal", orienta.

Carlos descreve que primeiro vem ? inflama??o das articula?es e o animal sente leves dores, muitas das vezes esquiva-se do seu toque nas articula?es, costuma ficar muito tempo deitado, tem dificuldade em andar, correr, pular, e acaba evitando as brincadeiras.

"Existem rem?dios dispon?veis no mercado, chamados de condroprotetores, que auxiliam consideravelmente no controle e preven??o dessa patologia", indica o veterin?rio.

O dono do animal precisa tomar cuidados, tamb?m, em rela??o ao consumo de ?gua e de alimentos e em rela??o ? elimina??o de l?quidos atrav?s da urina. "Estes sinais, muitas vezes, est?o relacionados com a diabetes, por isso ? interessante que, a partir dos sete anos de idade o animal fa?a um exame de sangue preventivo para controlo de dosagem de glicose, fun??o renal e fun??o hep?tica", orienta.

J?, sobre os gatinhos idosos, ? importante checar a fun??o renal, pois, segundo Carlos, existe a chamada Insufici?ncia Renal Cr?nica (IRC) que, quando diagnosticada inicialmente, d? ao paciente grande chance de sobrevida.

Vacinas e higiene

Como em qualquer outro animal e em qualquer outra idade, ? importante continuar dando as vacinas ao animal geri?trico, pois assim ele vai estar prevenido contra doen?as infecciosas e doen?as transmiss?veis para o homem.

"A aten??o com as vacinas deve ser redobrada com os animais idosos, por terem sua imunidade mais baixa que os demais. Hoje, se encontra nas cl?nicas e consult?rios, vacina contra a Gripe Canina, Gi?rdia e Leishmaniose, al?m das vacinas de rotina. E, quanto aos felinos, ? preciso vacin?-los contra Rinotraque?te, Calicevirose, Clam?dia e Panleucopenia e Raiva", esclarece.

Outro ponto de aten??o especial para animais velhinhos ? sobre a higiene da boca. "A sa?de bucal deve iniciar na primeira denti??o, fazendo a escova??o todos os dias e a preven??o contra o surgimento de t?rtaros. Caso haja necessidade, ? feito a a limpeza peri?dica dos dentes afim de retirar o t?rtaro, prevenindo problemas bucais", afirma Carlos.

Quanto ? higiene dos idosos, os banhos devem ser dados em intervalos regulares, fazendo uso de xampus com PH em torno de cinco e meio especialmente indicado para c?es e gatos. Segundo Carlos, os banhos devem ser dados no per?odo mais quente do dia com a temperatura da ?gua morna e fazendo uso posterior do secador.