Quinta-feira, 10 de abril de 2014, atualizada às 12h22

Feirão online abre oportunidade para negociar dívidas e limpar o nome

Dinheiro

Até o dia 17 de abril, consumidores de todo o Brasil têm uma ferramenta online para negociar suas pendências financeiras diretamente com os credores. A segunda edição do Feirão Limpa Nome Online, da Serasa Experian, iniciada na última segunda-feira, 7 de abril, permite que qualquer pessoa possa negociar suas dívidas pelo site, aproveitando condições especiais de pagamento.

O site está disponível para acesso durante toda a semana, 24 horas por dia. Para participar, basta entrar no site e preencher um simples cadastro. Após isso, o consumidor será levado a uma página onde estarão relacionadas todas as empresas com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.

São cerca de 90 grandes companhias – e, dentre elas, 36 oferecerão condições especiais e diferenciadas nos descontos e parcelamentos: Anhanguera Educacional, Autotrac, Banco BMG, Banco Cifra, Banco Itaucard, Banco Mercantil, Banco Pan, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Bradesco Financiamentos, Cartão Marisa, Casas Bahia, Cepisa, Cifra Crédito Financiamento, CPFL, Credsystem, EDP Escelsa, Financeira Itau CBD, Hipercard, HSBC, Itaú, Itaú Unibanco Financeira, Itaucred, Losango, Luizacred, Omni Financeira, Pernambucanas, Ponto Frio, Porto Seguro Cartões, Recovery, Santander, Santander Financiamentos, Supermaia e Tim Celular.

Procedimentos

Ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa.

O consumidor também deve se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento.

As propostas do Feirão Limpa Nome Online são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada, permitindo que o devedor regularize sua situação sem sair de casa, aproveitando a praticidade e as facilidades da internet. Tudo é realizado de forma gratuita – o cidadão não paga nada para acessar o Feirão ou negociar com as empresas.

O site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa poderá usar qualquer computador ou lan house para entrar no site da Serasa Experian.

Negociação já registra mais de 300 visitantes por minuto

Nas primeiras 48 horas em vigor, cerca de 250 mil novos consumidores se cadastraram no site, buscando a renegociação de suas dívidas com os credores. Outros 650 mil também acessaram o serviço gratuito, que registrou a marca de 312 pessoas se conectando por minuto com o objetivo de quitar dívidas. O horário mais procurado ainda é entre o meio dia e as 14h, concentrando cerca de 15% dos acessos. Mas alguns pontos são importantes para uma boa negociação.

Dicas

Especialistas da Serasa Experian oferecem dicas que possibilitam a melhor negociação. Confira, abaixo.

1. Faça as contas

Comece avaliando cuidadosamente as contas – de preferência, coloque tudo no papel ou na tela do computador – qual o total de sua renda mensal e quanto dela já está comprometido com gastos e despesas que não podem ser cortados ou reduzidos. O objetivo desse processo é simples: descobrir quanto você terá de dinheiro disponível, mensalmente, que possa ser utilizado para o pagamento de dívidas. Neste link você pode verificar um exemplo de planilha do Guia de Orientação ao Consumidor, que pode ajudá-lo.

2. Verifique quantas pendências financeiras você possui

Em seguida, acesse o Feirão Limpa Nome Online e verifique quantas pendências financeiras você possui – estudos da Serasa Experian indicam que cada consumidor que entra na base de inadimplentes possui, em média, quatro dívidas. Anote a proposta que está sendo feita pelas empresas com as quais você tem dividas.

3. Se achar necessário, peça ajuda a alguém confiável

O processo de acertar as contas e pagar as dívidas exige cuidado. Avalie quanto você pode pagar em cada divida. Se você achar necessário, peça ajuda para a esposa (o), o irmão, um parente ou um amigo. O importante é que seja alguém de sua confiança. A presença de outra pessoa nesse momento pode ser útil porque ajuda a dar segurança na hora de avaliar as contas do mês e as dívidas de forma mais racional, ajudando a definir quanto você pode pagar em cada dívida, se a proposta do credor é boa para você e se poderá honrar o pagamento.

4. Eleja as prioridades e renegocie suas dívidas

Após saber exatamente quanto pode pagar, comece a negociar suas dívidas por meio do Feirão Limpa Nome Online. Lembre-se de que o total das prestações não deve ultrapassar a quantia que você possui disponível para gastar mensalmente. Se você possui mais de uma pendência financeira, tente negociar de forma que todas as prestações juntas não ultrapassem o valor total que você possui disponível para gastar a cada mês. Se são muitas, avalie a quais pretende dar prioridade no pagamento.

5. Controle seus gastos

Enquanto estiver pagando as dívidas negociadas, controle seus gastos e, se possível, tente reduzir suas despesas ou economizar de alguma maneira. Por este link – http://serasaconsumidor.com.br/guia-orientacao/ – você pode ter acesso ao Guia de Orientação ao Cidadão, da Serasa Experian, que pode ajuda-lo a economizar e ter controle das despesas.

ACESSA.com - Feir?o online abre oportunidade para negociar d?vidas e limpar o nome