Para aumentar as vendas, comércio antecipa temporada de liquidações

Lojas de Juiz de Fora oferecem descontos de até 70%

Vívia Lima
*Colaboração
15/07/2014
lojas

Para tentar aquecer as vendas do comércio de Juiz de Fora, depois das quedas registradas pelo período da Copa do Mundo, os lojistas anteciparam o período de liquidação, principalmente no setor de vestuário. 

O Portal ACESSA.com foi até os estabelecimentos para saber o que motivou as promoções, uma vez que o Inverno está apenas começando.

A vendedora de uma loja de roupas em um shopping da cidade, Juliana Coelho, afirma que durante o período da Copa as vendas caíram em torno de 20%. "Não fizemos grandes promoções. Preferimos não competir com a Copa, que é um evento de grandes proporções". Ainda segundo a vendedora, "os descontos foram feitos há apenas uma semana. Nossas peças estão com 50 % de desconto. Essa promoção está acontecendo pois no meio de agosto chega a coleção Primavera/Verão. Independente de fazer frio ou calor, precisamos seguir as estações."

A empresária Ana Lúcia Esteves trabalha com acessórios. Para ela, foi fundamental realizar promoções neste período do Mundial. "Nos dias de jogos fechamos duas horas antes, isso fez com que nossas vendas diminuíssem muito." Na loja de Ana Lúcia, os descontos variam entre 10 e 50% do valor da peça. "Antecipamos a promoção. A princípio vou manter esse percentual. Talvez no fim de agosto esses valores possam aumentar e chegar a 70%. Assim, o cliente paga menos e eu esvazio meu estoque."

Ana Lúcia diz que mesmo com as quedas durante a Copa, o período de Inverno ajuda a diminuir as vendas. Segundo ela, todos os anos a procura por bijuterias caem. "Trabalho com artigos mais finos, não consigo fazer grandes diferenças no preço, espero no verão recuperar meus clientes."

Para atrair o público, algumas lojas apostaram em vitrines decoradas com as cores verde e amarelo, como conta a vendedora Laura Sodatti. "Confeccionamos camisas com dizeres da Copa e agora colocamos as peças em promoção." Outra forma que a loja teve de atrair clientes é utilizando as redes sociais. "A internet ajudou a divulgar nossas peças. Muitas pessoas chegaram aqui pois viram os calçados e roupas com os preços baixos. Foi um grande diferencial em nosso movimento" conta Laura.

Com relação aos anos anteriores, a Câmara de Dirigentes Logistas de Juiz de Fora (CDL) organizou a antecipação das liquidações em Juiz de Fora. "Precisávamos de sair na frente. O comércio necessita de um chamariz que atraia clientes e os estimulem a comprar, por isso decidimos adiantar a queima de estoque" declara o presidente da CDL, Marcos Tadeu Casarin.

O presidente do Sindicomércio de Juiz de Fora, Emerson Bellotti, afirma que as vendas, principalmente de vestuário, não vêm atingindo as metas desde o início do ano. "As promoções são a grande chance de atrair compradores de Juiz de Fora e outras cidades da região."

*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Para aumentar as vendas, com?rcio antecipa temporada de liquida?es