Quase 400 mil l?mpadas enfeitavão Juiz de Fora neste final de ano

Por

Terça-feira, 29 de novembro de 2011, atualizada às 17h

Quase 400 mil lâmpadas enfeitarão Juiz de Fora neste final de ano

Da Redação

A Funalfa divulgou, nesta terça-feira, 29, detalhes da decoração de Natal em Juiz de Fora. A iluminação nos corredores centrais de tráfego, nos bairros, em praças e em imóveis históricos – Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Paço Municipal (sede da Funalfa) e Secretaria de Educação – somará 378 mil e 200 lâmpadas, além de 982 estrelas.

A decoração já começou a ser montada e a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos no início do próximo mês. A abertura oficial das festividades natalinas, com inauguração das luzes e apresentação da tradicional cantata, ocorre no dia 5 de dezembro, às 20h, na Praça Antônio Carlos.

A transferência da Cantata de Natal, com o Coral dos Curumins, para a Praça Antônio Carlos se deve ao fato de o espaço ter palco fixo e coberto, o que permitirá as apresentações dos grupos, tanto na abertura quando nos dias consecutivos, mesmo se ocorrer chuva. Já para o público, será montada uma grande tenda. 

Fábrica, escritório e casa de Papai Noel

Em 2011, a Prefeitura de Juiz de Fora investe em uma decoração lúdica no CCBM, com destaque para o Papai Noel, a Mamãe Noel, além dos duendes. O espaço será transformado em um verdadeiro polo natalino. Os ateliês vão funcionar como a fábrica de brinquedos de Papai Noel, o escritório, no qual as crianças poderão escrever cartinhas, e a residência do bom velhinho, com cozinha, sala e quarto estilizados. Os corredores laterais do CCBM vão receber um trono e uma réplica de calhambeque, especialmente decorados, onde as crianças poderão conversar com Papai Noel e posar para fotografias.

O lado cristão das festividades também será lembrado, por meio de um painel, afixado no corredor dos fundos do centro cultural, retratando crianças de todas as etnias e diferentes partes do mundo. O trabalho, assinado pelo artista plástico Daniel Rodrigues, tem como objetivo transmitir uma mensagem de inclusão e solidariedade, lembrando o papel de cada um de nós na construção de um mundo melhor.

Diariamente, das 10h às 20h, a partir do dia 6 de dezembro, Papai e Mamãe Noel circularão pelos espaços do CCBM, que permanecerão abertos para visitação gratuita. Dezesseis duendes vão se revezar no escritório, na fábrica e na residência da família Noel contando histórias para as crianças.

Vias públicas

No Parque Halfeld, será montado o presépio de Natal, com seis personagens – Maria (com o Menino Jesus ao colo), José, os três Reis Magos e um anjo - de quatro metros de altura, executados em ferro pelo artista plástico Yure Mendes. O espaço também receberá ornamentação especial em alusão ao Natal, somando 240 estrelas.

A programação deste ano prevê a iluminação da avenida Rio Branco, no trecho entre o bairro Manoel Honório e a avenida Itamar Franco (antiga Independência), além das ruas Halfeld, Marechal Deodoro e São João.

Treze árvores serão instaladas nas principais vias de acesso aos bairros Bom Pastor, Grama, Manoel Honório, Poço Rico, Retiro, Salvaterra, Santa Luzia, Bosque do Imperador, Cascatinha, Vale do Ipê, Praça Antônio Carlos e Barbosa Lage, além do Parque da Lajinha (ver mapas).

Orçamento

A decoração de Natal de Juiz de Fora está orçada em R$ 450 mil. Os recursos são dos cofres municipais, com apoio da Caixa Econômica Federal e da Cemig.

Ônibus de Natal

Mais uma vez, o Ônibus de Natal da Secretaria de Educação marcará presença a partir da abertura oficial do Natal em Juiz de Fora. O veículo com os meninos cantores do Coral das Escolas Municipais vai percorrer todas as regiões da cidade até o dia 23 de dezembro.

Este ano, o Ônibus de Natal vem contornado com micro-lâmpadas de led, levando aos bairros, o espírito e as cantigas típicas dessa época do ano. Durante o período de circulação, serão realizadas diversas rotas, atendendo a diversas comunidades. Em alguns locais, os meninos cantores irão se apresentar para a comunidade, entregando cartões com mensagens natalinas.