Segunda-feira, 13 de outubro de 2014, atualizada às 15h48

Cemig espera economia de 4% com início do Horário de Verão

O Horário de Verão 2014, que começa às 0h do próximo domingo, 19 de outubro, deve trazer uma redução de 4% na demanda diária por energia elétrica, segundo cálculos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em sua área de concessão.

De acordo com a empresa, a potência salva é equivalente a 350 MW e corresponde à demanda de pico de uma cidade com 750 mil habitantes. A economia de energia, outro benefício do horário de verão, será de até 0,5%, ou 108 GWh, energia suficiente para abastecer Belo Horizonte durante nove dias.

Além disso, o horário de verão vai garantir a redução do carregamento nas linhas de transmissão, transformadores, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia, o que reduz o risco de apagões. Além disso, os clientes, tanto residencial quanto comercial, podem reduzir em até 5% o consumo mensal.

Com o início do horário de verão, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Os estados do Norte e Nordeste não adotam o horário de verão devido à proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias não apresente alterações significativas ao longo do ano nessas regiões, tornando o efeito do horário de verão praticamente nulo. A medida vigora até 0h do dia 22 de fevereiro de 2015, quando os relógios serão atrasados em uma hora.

Dicas para economizar energia no verão

Lâmpadas: Evite acender lâmpadas durante o dia, aproveitando ao máximo a iluminação natural. Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas duram mais e gastam menos energia. Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Ferro elétrico: Ligue o aparelho apenas quando houver grande quantidade de roupa para passar. Evite ligá-lo nos horários em que muitos outros aparelhos estiverem conectados à tomada para evitar sobrecarga na rede. Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido e deixe para passar as roupas mais leves ao final, aproveitando o calor do ferro desligado.

Geladeira/Freezer: Observe o Selo Procel de Economia de Energia ao comprar o produto. Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar roupas, tênis, etc. Regule o termostato adequadamente de acordo com as estações do ano. Não deixe as portas abertas por tempo prolongado. Organize os alimentos para perder menos tempo ao procurá-los. Não forre as prateleiras com plásticos ou vidro, isso prejudica a circulação interna de ar. Não desligue os aparelhos durante a noite para ligá-los de manhã.

Televisão: Não deixe o aparelho ligado se ninguém estiver assistindo. Caso a televisão tiver programação, use o timer quando quiser dormir com ela ligada.

Chuveiro elétrico: Como é um dos aparelhos que mais consome energia, o ideal é evitar o uso entre 17 e 22 horas. Deixar a chave na posição menos quente (verão), economizando 30% de energia. Feche a torneira para ensaboar e limite o tempo debaixo da água quente.

Ar-condicionado: Procurar os modelos com selo Procel de Economia de Energia. Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente. Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho. Desligue-o sempre que se ausentar por muito tempo do local onde o aparelho estiver instalado.

Lavadora/Secadora: Lave, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. Use a dose certa de sabão especificada no manual para evitar repetir operações de enxágue. Mantenha o filtro sempre limpo.

Computadores: Mantenha acionado o Energy Stay, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não está sendo utilizado. Não deixe os acessórios do computador ligados sem necessidade.

Com informações

ACESSA.com - Cemig espera economia de 4% com in?cio do Hor?rio de Ver?o