Segunda-feira, 17 de novembro de 2014, atualizada às 15h44

InovatechJF aposta em fomentar propostas de inovação tecnológica

Eduardo Maia
Repórter
Inovatech

A terceira edição do  InovatechJF será realizada em Juiz de Fora nos dias 20 e 21 de novembro. A proposta é reunir gestores, startups e investidores no Independência Trade Hotel, de forma a fomentar ideias inovadoras. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas no site.

Uma das organizadoras do evento, Andreia Nascimento, destaca a necessidade de se divulgar o potencial tecnológico da cidade. "Nós acreditamos que Juiz de Fora precisa encontrar uma nova vocação. Hoje o desenvolvimento da cidade passa pela economia do conhecimento. A ideia é fomentar que as pessoas conheçam inovações, permitir que jovens daqui que tenham ideias inovadoras e possam investir em seus projetos. Estamos trazendo, por exemplo, duas empresas aceleradoras de projetos, que fazem aporte financeiro de infraestrutura, a Inseed e a Endeavour", conta.

Além do espaço de exposição de projetos tecnológicos, o evento inclui palestras que abordam quatro eixos: recursos hídricos, energia limpa, sustentabilidade e inovação tecnológica. Entre os palestrantes convidados, estão profissionais de grandes corporações como AcelorMittal, Grupo Votorantim, Cemig, ENC Energy, além de organizações como Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Sebrae, Senac e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Entre o público esperado estão estudantes de qualquer área de ensino, investidores e gestores públicos que pretendem aplicar modelos de inovação tecnológica em suas cidades. "Estão vindo representantes de prefeituras como de São João del-Rei, também do sul de Minas que têm o interesse de aplicar projetos em suas cidades. Um dos pontos interessantes é o trabalho de três pesquisadores do Critt da UFJF desenvolveram uma tecnologia que transmite internet e dados pelos fios de corrente elétrica. Um projeto inovador no hemisfério sul que foi desenvolvido aqui", destaca.

Startups

Ambiente característico de produções inovadoras, as startups confirmadas no evento apresentarão projetos  viáveis e prontos para provocar grandes mudanças no cotidiano das pessoas. A Smarti9 encontrou uma alternativa para superar o déficit em infraestrutura de telecomunicação. A solução passa por utilizar a rede elétrica para a transmissão de internet e dados. Uma grande conquista, fruto de 13 anos de pesquisa e que hoje tem potencial para possibilitar avanços em grande escala na indústria.

A KL Telecom, sediada no Vale da Eletrônica, em Minas Gerais, desenvolveu o ECO Shower Slim, um pequeno acessório para chuveiro elétrico que, além de gerar mais conforto, pode reduzir o custo do banho em mais de 40%.

Há ainda espaço para a apresentação de um software de otimização e gestão de frotas, novo sistema assertivo de gerenciamento e anúncio de imóveis, software integrado de gestão que permite o gerenciamento de programas e projetos online, com ênfase no planejamento, controle e monitoramento de custo, prazo e escopo e as mais variadas soluções inovadoras que só quem for ao InovatechJF conhecerá antes que ganhem o mercado.

O evento é uma realização da Mais Comunicação em parceria com a RC8 Consultoria. O Independência Trade Hotel está localizado na avenida Itamar Franco, 3800, São Mateus. 

ACESSA.com - InovatechJF aposta em fomentar propostas de inova??o tecnol?gica