Corpo de Bombeiros conscientiza lojistas quanto aos perigos de inc?ndio

Por

Quinta-feira, 3 de dezembro de 2009, atualizada às 12h

Corpo de Bombeiros conscientiza lojistas quanto aos perigos de incêndio

Pablo Cordeiro
*Colaboração

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Juiz de Fora deu início à Operação Natalina nesta quinta-feira, 3 de dezembro. O objetivo é conscientizar lojistas do Centro da cidade quanto aos perigos de incêndio e à prevenção de segurança. Nesta primeira etapa, lojas das ruas Floriano Peixoto, Batista de Oliveira, São João Nepomuceno e Halfeld foram visitadas. Na próxima terça-feira, 8, os oficiais irão realizar vistoria em galerias, como Bruno Barbosa, Pio X e Epaminondas Braga. A previsão é visitar 240 estabelecimentos comerciais durante a ação.

"O caráter da iniciativa não é de punir, mas de orientar a população sobre o aumento de fluxo de pessoas no final do ano e os comerciantes a respeito da segurança nos estoques das lojas", destaca o chefe de planejamento do 4º BBM, tenente Douglas Freitas. A operação é realizada anualmente e conta com 26 militares.

Segundo Freitas, as principais irregularidades recaem sobre a utilização dos extintores de incêndio e o comportamento da pessoa durante uma ameaça direta de fogo. "Encontramos muitos extintores obstruídos, sem sinalização ou fora do prazo de validade. Há estabelecimentos que nem contam com o instrumento. No local, ensinamos como utilizar o equipamento e alertamos que o extintor é útil apenas no início de incêndio. Após o fogo estar formado, a recomendação é não criar pânico, evacuar o lugar e ligar para o 193." Freitas ressalta que, em hipótese alguma, deve-se arremessar o equipamento no fogo, como já foi constatado.

As orientações específicas para estabelecimentos de vestuário são em relação ao uso do extintor correto. Os de água são recomendados para pano e madeira, enquanto os de pó são para rede elétrica e objetos inflamáveis.

Prazo de validade

Fonte: Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Últimas Notícias